Cotidiano

Deputado e ex-fuzileiro é cotado para secretário do Interior nos EUA

WASHINGTON ? O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu o deputado republicano Ryan Zinke para ocupar o cargo de secretário do Interior no seu governo, informou um funcionário da sua equipe de transição na terça-feira. A informação ainda não foi confirmada oficialmente pelo magnata. A escolha de Zinke, no entanto, seria um tanto surpreendente, uma vez que autoridades republicanas queriam que ele disputasse contra o senador democrata Jon Tester em Montana nas eleições de 2018.

Ex-fuzileiro naval, Zinke, de 55 anos, deverá ser escalado para comandar o Departamento do Interior, que emprega mais de 70 mil pessoas em todo o país e supervisiona mais de 20 % das terras federais, incluindo parques nacionais como Yellowstone e Yosemite. Ele propõe que terras públicas sejam mantidas como propriedade federal, posição contrária à dos membros do Partido Republicano que são favoráveis a privatizações ou ao controle dos estados sobre as terras.

Zinke emergiu como opção ao cargo depois de Trump flertar com a ideia de indicar a deputada Cathy McMorris Rodgers, de Washington, para a pasta. Ainda não está claro como Zinke irá se posicionar sobre a abertura de terras federais à prospecção de petróleo e à mineração ? algo que Trump prometeu fazer como presidente.

A plataforma oficial de Trump para a energia pede a abertura de arrendamentos no solo e na costa em terras federais; a eliminação da moratória a arrendamentos na costa; e a abertura de depósitos de energia de xisto.