Cotidiano

Deputada britânica assassinada já havia recebido ameaças

LONDRES — A deputada trabalhista britânica Jo Cox, assassinada na quinta-feira, havia recebido ameaças de um homem que não é o suspeito de sua morte, informou nesta sexta-feira uma fonte policial. De acordo com o jornal “The Times”, a polícia havia considerado a possibilidade de oferecer proteção à parlamentar.

— Os agentes receberam informações da deputada Jo Cox sobre comunicações mal-intencionadas. Em março de 2016, um homem foi detido. Não é o homem detido no condado de West Yorkshire — disse a fonte, a respeito do condado do Norte do Reino Unido, local do crime.

Jo, de 41 anos e mãe de dois filhos pequenos, foi atingida por tiros em plena rua de Birstall, em sua circunscrição de Batley and Spen, e morreu em consequência dos ferimentos poucos minutos depois.

Outras duas pessoas ficaram levemente feridas no ataque, supostamente cometido por um homem de 52 anos identificado como Tommy Mair. Segundo testemunhas, ele teria gritado “Britain first!” (Reino Unido primeiro!). A frase é o nome de um partido e também o lema daqueles que defendem a saída do país da União Europeia (UE).

O assassinato aconteceu na reta final da campanha para o referendo sobre a permanência do Reino Unido no bloco europeu, em 23 de junho.

Jo, que havia trabalhado em Bruxelas para uma política britânica e para a organização humanitária Oxfam, era a partidária da permanência na UE.

Segundo um grupo de defesa dos direitos civis, o suspeito pela morte é um “partidário incondicional” de um grupo neonazista baseado nos Estados Unidos.

“De acordo com os arquivos obtidos pelo Southern Poverty Law Center, Mair é partidário incondicional da Aliança Nacional, que foi durante muitos anos a organização neonazista mais importante dos Estados Unidos”.

Segundo o grupo, Mair gastou mais de 620 dólares em material de leitura sobre a Aliança Nacional, grupo que defende a criação de uma nação exclusivamente branca e a erradicação do povo judeu. Um dos livros é um manual que ensina como fabricar armas e explosivos.