Cotidiano

Depois dos EUA, palhaços sinistros espalham medo na Holanda e no Reino Unido

AMSTERDÃ ? O fenômeno dos palhaços sinistros, típico dos Estados Unidos, parece também ter chegado à Holanda e ao Reino Unido, espalhando pânico entre moradores. Dezenas de casos foram relatados em todo o território britânico nos últimos dias, segundo a polícia. E na Holanda foram registrados dois episódios de indivíduos mascarados e armados.

“Caro palhaço assassino de Oss, obviamente você acha agradável ou divertido fazer as pessoas temerem por você”, escreveu na terça-feira a polícia de Oss, no sul da Holanda, em sua página no Facebook.

Armado com uma faca e um martelo, um indivíduo vestido e coberto com uma máscara de palhaço foi visto na segunda e na terça-feira nas proximidades de um parque.

Outro palhaço foi visto na terça-feira por moradores da cidade de Almere, perto de Amsterdã.

“Este último correu atrás de várias pessoas brandindo uma faca”, disse no Facebook a polícia de Almere, que abriu uma investigação criminal.

Originárias dos Estados Unidos, essas “possíveis brincadeiras parecem marcar tendência também na Holanda”, disse a polícia de Almere.

O fenômeno começou do outro lado do Atlântico, onde uma série de palhaços sinistros causa pânico desde agosto passado.

Em vários estados, foram vistos palhaços perto de escolas ou empresas, às vezes armados e dirigindo caminhões, o que forçou a polícia, instituições de ensino e a Casa Branca a intervir.

No Reino Unido, palhaços e policiais britânicos expressaram o receio de que este fenômeno aumente ainda mais com a aproximação da celebração do Halloween.

Nesta semana, um estudante espalhou terror ao correr por todo o campus da Universidade de Brunel, no oeste de Londres, vestido como um palhaço assassino e empunhando uma moto-serra.