Cotidiano

Depois de ser diplomado vereador, Justiça proíbe posse de presidiário na Paraíba

BRASÍLIA – A Justiça da Paraíba barrou o presidiário Ubiraci Rocha (PPS) de assumir em 1º de janeiro o cargo de vereador da cidade de Catolé do Rocha, a 410 km da capital João Pessoa. A decisão é da juíza Lílian Frassinetti Cananea, da Comarca de Santa Rita do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB). Bira Rocha, como é conhecido, também foi proibido de participar da eleição para a escolha da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores. O presidiário foi diplomado vereador por meio de uma procuração na última quinta-feira.

Bira Rocha ainda não perdeu o direito ao cargo. O presidiário pode recorrer junto à Justiça Eleitoral para tomar posse. Ele só não assume em definitivo caso haja uma condenação dos processos que estão em curso – seis no total -, caindo assim nos impedimentos previstos pela Lei da Ficha Limpa. Embora seja liberado a tomar posse pela Justiça Eleitoral do estado, a atuação política de Bira Rocha ainda será um desafio para as autoridades locais.

? Pode ser até uma espécie de “regime semi-aberto” ? disse uma das fontes ouvidas pelo GLOBO.

Acusado de liderar um grupo de extermínio e de tráfico de drogas no interior do estado, Bira Rocha, como é mais conhecido, foi o sexto mais votado dos 13 eleitos para a nova composição do Legislativo catoleense. Pelo PPS, recebeu a confiança de 948 dos mais de 21,8 mil eleitores da cidade. Dos seis processos em curso contra ele na Justiça paraibana, três são por homicídio.

Bira Rocha cumpre prisão preventiva na cadeira pública de Catolé do Rocha desde maio deste ano, quando foi encontrado por agentes dentro de um banco da cidade. Bira Rocha ganhou notoriedade depois de ser liberado para votar em uma escola do centro da cidade. Ao ir embora, ele e sua família foram ovacionados por simpatizantes. Algemado e escoltado, fez um “V” de vitória e seguiu direto para a cadeia municipal.

Embora já estivesse preso, Bira Rocha coordenou uma das campanhas mais ativas da cidade. De origem do clã fundador de Catolé do Rocha, ele contou com a ajuda dos 22 irmãos e dos cabos eleitorais mais fieis, que seguiram com a panfletagem e promoviam carreatas. A maior de todas, dias antes da votação, teve concentração no “Matadouro Público” de Catolé do Rocha. Para conquistar a simpatia dos eleitores, o jingle de campanha de Bira Rocha foi inspirado em um hit do carnaval deste ano. Ao final da versão de “Metralhadora”, da banda baiana Vingadora, era ouvida uma rajada de tiros. Caso assuma o cargo, Bira Rocha deve compor a base aliada do prefeito eleito da cidade, Leomar Benício Maia (PT).

(*Estagiário, sob supervisão de Francisco Leali)