Cotidiano

Depois de desistir de candidatura na Câmara, Rosso declara apoio a Jovair

BRASÍLIA – O deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que desistiu de se candidatar à presidência da Câmara com a decisão do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a candidatura à reeleição do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou nesta quinta-feira que apoiará Jovair Arantes (PTB-GO) na disputa.

Rosso afirmou que, entre os dois candidatos da base aliada do governo Michel Temer escolheu Jovair pela coerência no discurso e para retribuir o apoio na última eleição. No segundo turno do pleito para o mandato-tampão no ano passado, com a renúncia do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Jovair apoiou Rosso, que foi derrotado por Maia, por 285 a 170 votos.

? Vou votar no deputado Jovair por vários motivos: pela unidade da base, pela coerência na política e pelo apoio que ele me deu na última eleição ? disse o deputado.

Depois da decisão, Rosso ligou para o presidente Michel Temer na manhã desta quinta para comunicar a retirada de seu nome. Segundo ele, disse ao presidente que prezaria pela unidade da base. Apesar de não admitir publicamente, o Palácio do Planalto trabalhou pela reeleição de Maia, tido como o principal fiador das reformas do governo no Congresso.

Após suspender a campanha por duas vezes, na esperança de que o STF se manifestasse pela proibição da candidatura de Maia, Rosso anunciou, na noite de ontem, que não registraria o seu nome para a disputa. Estima-se que ele tenha apenas cerca de 20 votos.