Esportes

Depois de cair na piscina, atletas reclamam: 'água está turva embaixo'

RIO? Vista de cima, a volta do azul para a piscina principal do Centro Aquático Maria Lenk foi considerada exitosa por atletas do nado sincronizado e levou tranquilidade à competição, iniciada neste domingo. Dentro da piscina, pelo menos três atletas reclamaram de dificuldade de visão e da aparência turva da água quando estão submersas para a execução dos exercícios.
A espanhola Gemma Mengual, que faz dupla com Ona Carbonell, criticou a qualidade da água. As duas estão na briga por medalhas, fizeram uma apresentação ao som do flamenco bastante aplaudida pelo público e ficaram na quarta posição no primeiro dia de classificatória do nado sincronizado, de rotina livre.
? A água está um pouco turva embaixo, um pouco branca. Não está de todo transparente. Eu preferiria que estivesse um pouco mais clara. Consigo ver minha colega, mas não consigo ver bem as raias embaixo. Vejo branco? disse Gemma.
Apesar da crítica, a atleta afirmou que o problema “não é sério”:
? Não é um problema sério, até porque é um problema para nós e para todas.
As argentinas Etel e Sofia Sanchez concordaram com Gemma. Segundo elas, que ficaram em 19º, a piscina “não está perfeita” e, de fato, a água está turva quando submersas.
? Mas não vamos matar os brasileiros por conta disso. Se permanecesse verde, aí sim era sério. Não estava ótima, mas era possível competir? disseram as Sanchez.
As brasileiras Duda Miccuci e Luisa Borges, que estão em 13º na tabela de classificação, não viram problema na piscina.
? Estava tudo certo. Houve um probleminha ontem, mas hoje esteve tudo certo ? afirmou Luisa.

As duas piscinas do Maria Lenk — a do nado e a dos saltos ornamentais — haviam ficado verdes por conta de um produto químico lançado indevidamente na água. A primeira voltou a ficar azul — ainda que exista um leve tom esverdeado. A segunda permanece verde.

A operação de esvaziamento da piscina principal e de bombeamento da água da piscina de aquecimento, ao fundo, foi concluída antes das 6h, a cinco horas do início da competição.

A principal piscina de aquecimento ficou vazia, uma vez que três bombas levaram a água para a piscina da competição. Restou uma piscina menor ao lado, usada pelas atletas para o aquecimento horas antes de estrear na Olimpíada.

A apresentação deste domingo foi de rotina livre, e amanhã é a vez da rotina técnica, quando se definem as finalistas do nado sincronizado dentre as 24 duplas. A piscina ainda será palco da final e de outras competições do nado sincronizado.