Esportes

Depois de brilhar na Paralimpíada, Zanardi volta às pistas

P90237810_highRes_30-09-2016-alessandr.jpgO incansável Alessandro Zanardi está de volta. Depois de brilhar na Paralimpíada do Rio, onde conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata no ciclismo de estrada, o italiano retornará ao cockpit de um carro de corrida: ele disputará a etapa final do Campeonato Italiano de Gran Turismo, em Mugello, na Itália, entre os dias 14 e 16.

? Eu sempre digo que a minha vida é um privilégio que nunca termina. Sou capaz de fazer muitas coisas, e este ano é um exemplo clássico ? disse. ? Vou mais uma vez desfrutar do privilégio de me entregar à minha paixão principal, ficando atrás do volante de um carro de corrida.

Zanardi não corre desde julho de 2015, quando dividiu o cockpit com o alemão Timo Glock e o canadense Bruno Spengler nas 24 horas de Spa, na Bélgica. Depois, passou um ano treinando para a Paralimpíada.

? Preparei-me para o Rio e fui capaz não só de correr competitivamente como de ganhar as medalhas que ganhei. Foi excepcional ? afirmou ele, que já havia disputado Londres-2012, onde conquistou dois ouros e duas pratas.

Para a prova italiana, a BMW preparou um carro que se adapta às necessidades especiais do piloto, que é biamputado. Zanardi perdeu as duas pernas em 2001, ao sofrer um grave acidente no circuito de Lausitz, na Alemanha, durante uma prova da Cart, categoria em que foi bicampeão.

Perto de completar 50 anos, no próximo dia 23, o ex-piloto de F-1 e da Indy garante que ainda tem muito o que fazer e não lhe falta energia para novos projetos, seja no automobilismo, no ciclismo ou no que mais aparecer em sua vida.