Cotidiano

Departamento de Estado reabrirá investigação por e-mails de Hillary

201607072031292350_AP.jpg WASHINGTON ? O Departamento de Estado americano anunciou nesta quinta-feira que reabrirá a investigação contra Hillary Clinton pelo uso indevido do seu email pessoal para lidar com assuntos do governo americano enquanto era secretária de Estado. O órgão não informou prazos para o cumprimento da análise interna. Na quarta-feira, a Justiça dos EUA fechou as investigações sobre a história sem acusações contra a democrata ? seguindo as recomendações do dia anterior emitidas pelo FBI. hillary0707

? Tentaremos ser o mais rápidos possível, mas não estabeleceremos prazos artificiais ? disse o porta-voz John Kirby.

Segundo Kirby, a investigação será retomada agora que o Departamento de Justiça não buscará uma punição criminal para Hillary. Em abril, o Departamento de Estado suspendeu sua revisão interna para evitar interferir nos trabalhos da polícia federal.

O porta-voz afirmou que aex-funcionários poderiam ainda ser sujeitos a sanções administrativas. A medida mais grave seria a perda de autorizações de segurança ? o que poderia complicar a nomeação de uma equipe de segurança nacional por Hillary, caso ela vença as eleições presidenciais deste ano.

Na terça-feira, o FBI (a polícia federal americana) declarou que ?não há provas que respaldem uma acusação criminal? no caso dos e-mails. Mas a democrata não saiu ilesa: o órgão indicou que ela foi ?extremamente descuidada? e que ao menos 110 mensagens confidenciais ficaram vulneráveis, oito delas com o selo de ?ultrassecreto?.

A questão dos e-mails assombra Hillary há tempos. Quando ela foi secretária de Estado, entre 2009 e 2013, utilizou servidores pessoais para enviar mensagens da diplomacia americana. Críticos a acusam de ter colocado a segurança nacional em risco. A falta de conclusão da investigação pairava como uma ameaça à viabilidade de sua candidatura.

Após o FBI anunciar sua decisão, opositores afirmaram que a ex-secretária de Estado foi beneficiada, colocando sob dúvida a investigação oficial, e indicando que ela mentiu ? tudo para fazê-la perder ainda mais credibilidade e votos.

Na quarta-feira, o presidente da Câmara dos Representantes, o republicano Paul Ryan, disse que os parlamentares examinavam alguma maneira de ?tomar medidas? contra a ex-secretária de Estado por causa do episódio dos e-mails.

Outros republicanos, inclusive o virtual candidato Donald Trump, preferiram dizer que Hillary mentiu, pois, no início do caso dos e-mails, ela dissera que não havia ?nenhum e-mail confidencial? em sua conta pessoal. Trump também voltou a afirmar que o sistema está ?fraudado? e ainda criticou a fama de boa gestora da democrata:

? Vejam que critério ela teve com estes e-mails. Seu critério é horrível! ? disse ele num debate na noite de terça-feira. ? Estamos falando da segurança dos cidadãos, as leis são claras. A estupidez não justifica sua inocência.