Política

Denúncia apresentada

Na leva de denúncias apresentadas de supostas irregularidades na Secretaria de Educação na gestão passada, o vereador Celso Dal Molin protocola hoje, às 10h, na 7ª Promotoria, uma denúncia de irregularidade que ocorreu de 2013 a 2016.

Trata-se de uma combinação de 16 empresas de diversas áreas, que faziam um conluio com preços para ganhar licitações de compra de materiais e de construções de escolas, por exemplo, e que, com isso, faturavam de 30 % a 40% a mais nos certames.

Algumas empresas com a mesma fachada tinham CNPJs diferentes e a coincidência foi confirmada graças a um mesmo erro de português em vários relatórios, assinados por uma mesma pessoa em empresas que, supostamente, são diferentes.

Tudo isso foi levantado por meio de documentação da administração e também da CGU (Corregedoria Geral da União).

Livrarias

Outra denúncia está em andamento a respeito de um possível esquema, também na gestão Edgar, de uma mesma livraria que tem CNPJs diferentes e que teria participado e ganhado uma licitação de compra de material escolar. Sobre um mesmo assunto, o próprio Ministério Público abriu um inquérito em 2014. Mas arquivou o caso porque definiu que o proprietário em questão era dono de apenas uma das livrarias.