Cotidiano

Dengue sobe 15% na regional

Boletim divulgado pela Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) mostra que os casos de dengue entre os 25 municípios da 10ª Regional de Saúde de Cascavel subiram 15% em relação ao informe anterior, publicado na semana passada. Agora, são 53 casos confirmados da doença, 50 deles autóctones e três importados.

Somente em Cascavel foram confirmados 18 casos de dengue – 16 autóctones e dois importados. De acordo com o chefe do setor de Vigilância Epidemiológica da 10ª Regional de Saúde, Djaime Teixeira de Souza, os números, se comparados à série histórica da doença, estão controlados, porém, é neste período que o alerta precisa ser redobrado.

“Tudo está relacionado ao ciclo de vida do mosquito [Aedes aegypti]. Houve uma proliferação no início do verão, e agora o mosquito já adulto está ainda mais ativo, o que remete a um risco maior de contaminação”, explica.

Controle estatístico

Pensando em um controle estatístico, são feitas constantemente ações em conjunto com as secretarias municipais, a fim de prevenir a doença. Entre elas estão as voltadas à educação, que orienta a população sobre os cuidados básicos que evitam a presença do mosquito, como a limpeza de quintais e terrenos baldios, de calhas, vasos de plantas e bebedouros de animais, além do descarte correto de resíduos sólidos, como pneus e garrafas.