Cotidiano

Dengue: Índice de infestação chega a 3%

Toledo – O índice geral de infestação do 2º LirAa (Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti) deste ano foi de 3% das localidades vistoriadas em Toledo, sendo que o máximo permitido pelo Ministério da Saúde é de 1%. Essa foi a média do Município, porém, em algumas regiões o índice é extremamente preocupante. No primeiro levantamento do ano, realizado nos dias 4 e 5 de janeiro, o índice era de 3,2%.

O resultado já era esperado pelo Departamento de Vigilância do Município, em virtude dos períodos de chuva e calor. Porém, três regiões da cidade apresentam situações muito críticas: Jardim Independência, com 35,2% de infestação predial; Vila Becker, 20,4%; e Jardim América II, com 14,8%.

Com base nos resultados obtidos, a Secretaria de Saúde tomou medidas imediatas nas áreas com maior incidência do mosquito. Nessas localidades mais críticas, principalmente onde foram encontradas as larvas do mosquito, os moradores já foram orientados a organizarem os seus quintais. As equipes devem retornar nessas localidades para ver se as orientações foram colocadas em prática.

No ano epidemiológico, que começou em agosto, já foram notificados em Toledo 55 casos de dengue, sendo cinco confirmados e seis ainda aguardando resultado.