Cotidiano

Dengue é doença infecciosa aguda

É preciso estar atento aos sintomas, sobretudo, da dengue com sinais de alarme

Em todo o mundo existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. No Brasil, já foram encontrados dengue tipo 1, 2, 3 e 4. Em Cascavel já houve circulação dos vírus, 1, 2 e 3 em anos anteriores.

A dengue apresenta risco a pessoas já contaminadas, que são vulneráveis à manifestação alternativa da doença, e complicações podem levá-las ao desenvolvimento de dengue com sinais de alarme.

A pessoa também pode estar infectada pelo vírus, mas não apresentar nenhum sintoma da dengue. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.

Sintomas aparecem em até 15 dias após picada

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti ou Aedes albopictus (ambos da família dos pernilongos) infectados com o vírus transmissor da doença. O transmissor mais comum é o Aedes aegypti, conforme inúmeros casos já diagnosticados no Brasil nos últimos anos.

A transmissão nos mosquitos ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus da dengue. Após um período de incubação, que inicia logo depois do contato do pernilongo com o vírus e dura entre 8 e 12 dias, o mosquito está apto a transmitir a doença.

Nos seres humanos, o vírus permanece em incubação durante um período que pode durar de 3 a 15 dias. Só após essa etapa, é que os sintomas da dengue podem ser percebidos. É importante destacar que não há transmissão através do contato direto de um doente ou de suas secreções com uma pessoa sadia. O vírus também não é transmitido através da água ou alimento. Quem estiver com dengue deve se prevenir de picadas do mosquito Aedes aegypti para evitar a transmissão da doença para o mosquito. Assim, é possível cortar mais uma cadeia de transmissão do vírus. Portanto, quem estiver com dengue deve usar repelentes, mosquiteiros e/ou outras formas de evitar picadas.

Automedicação pode piorar quadro de saúde

É importante destacar que a pessoa com dengue não pode tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, como AAS, Melhoral, Doril, Sonrisal, Alka-Seltzer, Engov, Cibalena, Doloxene e Buferin. Como eles têm um efeito anticoagulante, podem promover sangramentos.

O tratamento requer bastante repouso e a ingestão de muito líquido, como água, sucos naturais ou chá. No tratamento, também são usados medicamentos anti-térmicos que devem ser recomendados por um médico.

O doente começa a sentir a melhora cerca de quatro dias após o início dos sintomas da dengue, que podem permanecer por 10 dias.

É preciso ficar alerta para os quadros mais graves da doença. Se aparecerem sintomas, como dores abdominais fortes e contínuas, vômitos persistentes, tonturas ao levantar, alterações na pressão arterial, fígado e baço dolorosos, vômitos hemorrágicos ou presença de sangue nas fezes, extremidades das mãos e dos pés frias e azuladas, pulso rápido e fino, diminuição súbita da temperatura do corpo, agitação, fraqueza e desconforto respiratório, o doente deve ser levado imediatamente ao médico.

Em caso de suspeita de dengue, procure a ajuda de médico. Esse profissional irá orientá-lo a tomar as providências necessárias do seu caso.

SINTOMAS

Dengue

Febre alta com início súbito

Forte dor de cabeça

Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos

Perda do paladar e apetite

Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores

Náuseas e vômitos

Tonturas

Extremo cansaço

Moleza e dor no corpo

Muitas dores nos ossos e articulações

Dengue com sinais de alarme

Os sintomas são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:

Dores abdominais fortes e contínuas

Vômitos persistentes

Pele pálida, fria e úmida

Sangramento pelo nariz, boca e gengivas

Manchas vermelhas na pele

Sonolência, agitação e confusão mental

Sede excessiva e boca seca

Pulso rápido e fraco

Dificuldade respiratória

Perda de consciência