Cotidiano

Dengue é assunto de visita dos representantes da 20ª Regional de Saúde

No último dia 17, a Diretora da 20a Regional de Saúde de Toledo Sra. Denise Liell esteve visitando o Prefeito Anderson Bento Maria, em seu gabinete, com a finalidade de lhe dar as boas vindas, e reafirmar a parceria nesta nova gestão que se inicia. Na ocasião, o Prefeito recebeu das mãos de Denise o convite para participar do Encontro Paranaense de Gestores Municipais da Saúde que acontecerá em Curitiba nos dias 14 e 15 de fevereiro. O mesmo pretende reunir os novos prefeitos e secretários municipais de saúde para promover a integração entre municípios e Estado e apresentar os programas e ações da área da saúde do Governo do Estado, as formas de financiamento, as contrapartidas previstas e os canais disponíveis para ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade.

A visita também contou com a presença do servidor da SESA Valter Baez, que coordena os trabalhos de controle de vetores, que explanou sobre as medidas de prevenção e controle da Dengue no Município de Maripá, abordando o boletim epidemiológico atual e a vacinação da segunda dose contra dengue que acontecerá no mês de março em Maripá.

O prefeito Anderson manifestou-se favorável a participar do encontro e colaborar com as ações de prevenção e controle da dengue, principalmente para atender a meta de vacinação e prevenir a população maripaense de agravos e complicações causadas pela dengue. “Somos um Município infestado pelo mosquito Aedes aegypti e vivemos frequente epidemias de dengue, por isso, é necessário investir em ações de prevenção e remoção de criadouros, mas principalmente usufruir desta nova arma que é a vacina”, disse o prefeito.

Segundo o último boletim epidemiológico da 20a Regional de Saúde de 12/01/2017, Maripá apresenta 01 (um) caso positivo de dengue autóctone, ou seja, contraído no próprio município, 36 casos notificados, destes 21 casos foram negativos para a doença e o atual índice de infestação do mosquito Aedes aegypti é 0,60%, sendo preconizado pelo Ministério da Saúde até 1%. O Município não tem nenhum caso de Chikungunya e Zika registrados. Os números demonstram que as ações realizadas pela Secretaria de Saúde do Município em parceria com o Estado do Paraná vêm dando certo, porém não podemos deixar de cobrar os cuidados básicos de prevenção que a população deve executar com frequência em sua casa, principalmente nesta época de chuvas e calor.

Assim, o Município de Maripá está lançando a Campanha de Prevenção a Dengue 2017 com o logo: “Um só mosquito, três doenças fatais: Dengue, Chikungunya, Zika. Uma só solução: não deixa água parada” e conta com o apoio de toda a população.

A Campanha de Vacinação da segunda dose da vacina da dengue, será divulgada no próximo mês pela Secretaria de Saúde, lembrando que as pessoas que tomaram a primeira dose e cadastraram o número do celular receberão uma mensagem com as orientações.