Cotidiano

Dengue cresce, mas em ritmo menor

São 22 novos casos em uma semana

O Município de Cascavel já confirmou 291 casos de dengue autóctone (quando a doença é contraída na própria cidade em a que pessoa contrai), como mostra o Boletim de Arboviroses divulgado ontem (24) pela Secretaria Municipal de Saúde. Contudo, os números mostram um ritmo menor: são 22 novos casos em uma semana.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, nesta semana ainda se observa aumento de casos positivos devido ao grande volume de notificações que estavam aguardando o resultado no Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná).

Nota-se também disseminação dos casos que vinham se concentrando basicamente no Bairro Alto Alegre. Agora, o número de bairros com casos positivos é mais significativo do que nas semanas anteriores.

O Alto Alegre continua com a maior concentração de dengue. São 127 casos autóctones, seguido pelo Coqueiral (25), Aclimação (14), Santa Cruz (14), Universitário (10), Parque Verde (9) e Pioneiros Catarinenses (8). O Centro também agora tem oito casos confirmados, totalizando, em toda a cidade, 291 casos autóctones, dois importados e dois atribuídos.

Segundo Beatriz, a expectativa é de que se verifique redução nos próximos 60 dias no número de casos confirmados desde que a população mantenha a vigilância nos imóveis, que começou a partir do Mutirão Água Boa – Cidade Limpa. “O resultado desta semana ainda não vê reflexos do mutirão, uma vez que ele teve início na semana epidemiológica número 15. Acreditamos que, com o Mutirão, a partir da próxima semana comece a reduzir os números de casos notificados, embora ainda tenhamos possíveis casos positivos, uma vez que há um grande volume de exames aguardando o resultado no Lacen”, explica Beatriz Tambosi.

O número de notificações subiu esta semana para 1.559; dessas, 317 casos foram descartados e 952 ainda aguardam resultado.