Saúde

Dengue: combate ao Aedes inicia pelo Cascavel Velho

Reunião foi realizada com diversos órgãos ligados ao setor de saúde

Dengue: combate ao Aedes inicia pelo Cascavel Velho

 

 

Cascavel – Em continuidade as ações de planejamento e combate à dengue em Cascavel, um dos assuntos mais preocupantes dos últimos dias no setor de saúde pública, será realizada durante esta semana uma série de ações que buscam eliminar focos de proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. As ações serão iniciadas nesta terça-feira (22), a partir no Bairro Cascavel Velho, que apontou um dos maiores índices infestação do mosquito, com 10,2%.

As ações que incluem vistorias nas casas, terão a participação de cerca de 80 agentes de endemias, que ficarão no bairro das 8h às 17h. Na quinta-feira (24), a mesma ação será realizada no Bairro Veneza e na próxima terça-feira (29) no Bairro Presidente, sendo que nessa, a ação ocorre apenas na parte da manhã, das 8h às 12h.

Cascavel está com risco alto de infecção e prestes a enfrentar a uma epidemia da doença, com muitos bairros com altos índices de infestação do mosquito. Por conta disso, uma nova reunião ocorreu na manhã desta segunda-feira (21) com diversos órgãos ligados à saúde, além do Corpo de Bombeiros, Exército, 10ª Regional de Saúde e diversas secretarias. Ao longo de duas semanas serão feitos trabalhos mais intensificados, com objetivo de combater o mosquito e, consequentemente, a doença. “Os indicadores mostram que estamos no pior momento dos últimos dez anos”, alertou o secretário de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak.

Durante a reunião, Bailak usou o termo “guerra” contra o avanço da dengue, alertando a população que precisa participar das ações. Prédios públicos serão vistoriados pelas equipes para identificar e eliminar focos de larvas do mosquito, com apoio do Exército, que vão também orientação à população.

 

Muita sujeira

No último fim de semana, as equipes de endemias foram a campo no e realizaram uma varredura na região dos Bairros Aclimação e Coqueiral. Durante as vistorias, as agentes encontraram criadouro de mosquito em tronco de árvores, lixo, embalagens soltas e até em piscina de condomínio. A limpeza dos lotes e retirada de entulhos com a destinação correta de inservíveis é de responsabilidade de cada morador.

Cuidado com vasos de plantas, prato de comida dos animais, água parada em calhas, buraco de muros e até em cavidades de árvores é fundamental para evitar a reprodução do mosquito. Os principais sintomas da doença são a dor muito forte no corpo, no fundo dos olhos e as manchas vermelhas na pele. Quem tiver este tipo de sintoma deve procurar imediatamente um profissional médico para ser avaliado.

Risco alto

O segundo Liraa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) divulgado na semana passada, apontou dados bastante preocupantes, visto que o índice geral de infestação ficou em 5,3%, o que representa um risco alto da doença. Em algumas regiões da cidade o índice foi superior a 10,2%, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde que é de no máximo 1%.

Junto com os altos índices cresceram e muito a quantidade de casos da doença, reflexo do clima de chuvas e calor, o que contribui e muito com a proliferação dos mosquitos. Apenas esta semana a cidade teve um aumento de 60%, passando de 147 para 236 casos positivos, além de outros 159 que estão em investigação aguardando resultado de exames.

 

Multa mais pesada para mato alto

Em conjunto as ações nos bairros, um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores na tarde de ontem (21) para dobrar o valor das multas e serviços executados pelo Poder Público em caso de terrenos baldios com mato alto.

Atualmente, um lote que tenha cerca de 400 metros quadrados quando é limpo pelas equipes da Secretaria de Meio Ambiente do Município, o proprietário precisa pagar um valor aproximado de R$ 3,6 mil, com a multa e as taxas, mas a proposta é que o valor dobre, ou seja, passe para cerca de R$ 7 mil e ainda ao invés de 30 dias o dono teria apenas 7 dias para adequar o terreno.

A cobrança da multa é lançada no cadastro imobiliário municipal e o valor é cobrado juntamente com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), carnês que estarão sendo distribuídos nos próximos dias. Neste ano a equipe já aplicou 300 multas e no ano passado foram 450 multas. Quando o imóvel é multado ele recebe uma placa que fica afixada no local.

 

Crédito: Secom