Saúde

Dengue: com mais 271 casos, sete unidades de saúde abrirão até 22h

As unidades dos bairros Presidente, Cancelli, Colmeia, Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz é que prestaram este atendimento, mas durante o dia o atendimento será normal para todas as patologias

Dengue: com mais 271 casos, sete unidades de saúde abrirão até 22h

 

Cascavel – A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel confirmou nesta quarta-feira (27) mais 271 casos de dengue, sendo que a cidade tem agora um total de 1.936 casos confirmados da doença. Para conseguir atender a demanda de pacientes que procuram os serviços de saúde, a secretaria mudou o fluxo de atendimento e colocou, desde a noite de ontem, seis unidades de saúde prestando atendimento das 18h às 22h de pacientes com sintomas da doença.

As unidades dos bairros Presidente, Cancelli, Colmeia, Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz é que prestaram este atendimento, mas durante o dia o atendimento será normal para todas as patologias. Além disso, a Unidade de Saúde da Família Tio Zaca terá atendimento exclusivo das 8h às 22h, se tornando uma extensão da UPA Tancredo Neves, passando a partir desta quinta-feira (28) a atender exclusivamente pacientes com sintomas de dengue.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Miroslau Bailak, a medida foi necessária devido a quantidade de pessoas com quadros sintomáticos de dengue. “Resolvemos abrir mais unidades para atendimento da nossa população, evitando que essas pessoas procurem as Unidades de Pronto Atendimento que estão sobrecarregadas, principalmente com quadros respiratórios e de crianças, o que é comum nessa época”, explicou o secretário.

Miroslau pediu ainda diante deste cenário, que as pessoas que tenham sintomas sugestivos de dengue não procurem as UPAs, mas as unidades de saúde que estarão abertas para este atendimento. Os sintomas da doença são dor de cabeça, no fundo dos olhos, febre, manchas pelo corpo.

Além disso, o secretário pediu ajuda de toda população para eliminar os criadouros dos mosquitos, que é apenas dessa forma, é que será possível conter o avanço da doença que está a cada semana avançando ainda mais na cidade.

 

3,7 mil na espera

O boletim semanal de casos apontou outro dado bastante preocupante que outros 3.764 casos aguardando resultado de exame, um número bastante expressivo e que chama bastante atenção das autoridades de saúde, que pedem a colaboração de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ana Paula Barboza, coordenadora do Programa de Endemias, disse que na última semana houve aumento significativo de casos em todos os bairros e que isso acende um alerta. “Na semana anterior tivemos, infelizmente, um óbito registrado aqui no município. Então nós pedimos, mais uma vez, a colaboração efetiva de toda a população, cada pessoa precisa fazer a sua parte, eliminar criadouro nos seus quintais, nos seus locais de trabalho”, reforçou a coordenadora.

O bairro com maior número de casos é o Bairro Coqueiral com 263 casos confirmados, seguido do Bairro Cascavel Velho com 221 e em seguida o Santa Cruz com 99 casos. Os casos são do calendário epidemiológico que iniciou no começo de agosto e vai até o fim de julho deste ano. No calendário anterior a cidade teve apenas 131 casos confirmados.

A 10ª Regional tem dois óbitos confirmados: um idoso de Cascavel e uma menina de 10 anos moradora de Catanduvas; outros dois casos estão sob investigação.

 

 

Foto: Secom