Cotidiano

Dengue: 2 mil casos suspeitos e três mortes

Quanto ao surto de diarreia a Secretaria informa que houve uma redução nos casos que estão sendo monitorados

Foto:Ilustração
Foto:Ilustração

A Secretaria de Saúde de Cascavel recebeu na tarde de ontem (7) a confirmação – por meio do Boletim da Sesa nº 31 – do terceiro óbito por dengue em Cascavel neste ano. Trata-se de um paciente de 84 anos, morador do Bairro Alto Alegre – região que lidera o índice de casos positivos na cidade -, que manifestou os primeiros sintomas no dia 3 de março deste ano, internou em hospital privado no dia 7 de março, com resultado NS1 positivo para dengue no mesmo dia, evoluindo com quadro infeccioso e pneumonia. Ele faleceu no dia 16 de março.

O caso foi investigado pela Secretaria de Saúde e também pela Secretaria de Estado da Saúde, com confirmação oficial apenas ontem. O primeiro óbito confirmado ocorreu no dia 30 de março, no Bairro Alto Alegre (paciente de 80 anos, do sexo feminino); o segundo, no dia 7 de abril, no Bairro Universitário (paciente de 53 anos, do sexo masculino).

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Cascavel, Beatriz Tambosi, “é possível verificar que, apesar de ainda ter um aumento de casos notificados, esses vêm diminuindo, como resultado do Mutirão Água Boa – Cidade Limpa – promovido pelo Município e órgãos parceiros”.

Atualização da Vigilância divulgada ontem aponta que Cascavel tem 2.010 casos suspeitos (notificados) de dengue este ano. Desses, 1.286 estão em análise, aguardando o resultado de exames; 363 já foram descartados e 352 apontaram resultado positivo para a doença, contraída no próprio Município (autóctone), além de três mortes confirmadas.

Surto diarreico: Saúde registra redução

A Secretaria de Saúde de Cascavel divulgou ontem (7) novo boletim informativo referente ao surto diarreico registrado no Município, o qual aponta redução no número de casos monitorados pelas unidades sentinelas (UPAs).

Na última semana epidemiológica (28/4 a 4/5), foram registrados 331 atendimentos, contra uma média superiora a 400 que vinha sendo percebida. No início do ano – cerca de 90 dias atrás – chegou-se a registrar mais de 800 casos.

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, “mantemos as orientações já repassadas anteriormente em relação aos cuidados com a água para consumo humano. Vale ressaltar que a Companhia de Abastecimento [Sanepar] tem atendido às solicitações feitas pelo Ministério da Saúde, pela Sesa e pela Secretaria Municipal de Saúde”, reforça Beatriz.

Os cuidados a que ela se refere é ferver a água antes de consumo humano e animal, inclusive para lavar frutas e verduras, além de outros cuidados com a higiene pessoal, como lavar bem as mãos.