Cotidiano

Democratas protestam por controle de armas no chão da Câmara

Gun Control DemocratsWASHINGTON ? Um grupo de democratas interrompeu os trabalhos da Câmara nesta quarta-feira, sentando-se no chão do plenário e se recusando a sair. O ato veio como protesto pela aprovação de medidas de controle de armas. Nesta semana, o Senado americano bloqueou quatro propostas sobre o tema, enquanto Washington se vê pressionada a revisar a legislação pelo recente massacre de 49 pessoas em uma boate gay de Orlando.

Liderados pelo deputado John Lewis, o grupo de cerca de 30 democratas exigiu a votação de medidas que ampliam a verificação de antecedentes criminais e proíbem a compra de armas por suspeitos de terrorismo.

? Nós perdemos centenas e milhares de pessoas inocentes à violência armada ? disse Lewis. ? O que este órgão fez? Nada. Nós temos sido insensíveis ao sangue dos inocentes. Estamos cegos em uma crise. Onde está nossa coragem? Quantas mães e pais ainda terão que derrubar lágrimas de luto?

Os democratas citaram pesquisasm que mostram grande apoio popular ao controle de armas. Uma pesquisa conduzida na semana passada pela Reuters e pela Ipsos mostrou que 71% dos americanos são favoráveis a pelo menos uma regulamentação moderada no controle sobre a venda de armas. Em 2013 e em 2014, o mesmo índice era de 60%.

O massacre na boate Pulse, a maior tragédia com armas de fogo da História dos Estados Unidos, não foi suficiente para que o Senado aprovasse algum tipo de restrições à venda de armas no país, repetindo o que ocorreu após outras chacinas.

Na segunda-feira, a Casa rejeitou quatro propostas ? duas de cada partido ?, graças novamente à oposição dos republicanos, ligados à Associação Nacional de Rifles (NRA, na sigla em inglês), principal organização de lobby do setor.

O debate sobre o controle de armas nos EUA também foi intensificado após os tiroteios em massa em uma escola de Connecticut em 2012 e a um centro de apoio a deficientes de San Bernardino, na California, em 2015. No entanto, em ambos os casos não houve mudanças na legislação americana.

Desta vez, no entanto, alguns legisladores ainda tentam firmar um compromisso para manter as armas de fogo longe dos integrantes da lista de vigilância anti-terrorismo das autoridades americanas. É possível que outras propostas sobre o tema sejam votadas no fim da semana, segundo fontes do Senado.

Alguns republicanos ressaltaram a proposta da Senadora republicana Susan Collins, que não foi considerada na segunda-feira. O seu plano seria proibir as compras de armas a apenas um pequeno grupo de suspeitos.

Mesmo que o Senado aprovasse uma proposta sobre o tema, ainda seria necessário que a medida passasse pela Câmara dos Representantes.

Hoje, os EUA tem mais de 310 milhões de armas espalhadas pelo país. O número é equivalente a cerca de uma arma para cada cidadão americano.