Cotidiano

Democratas pedem que Obama proteja imigrantes jovens de Trump

201601151517505059_AP.jpgWASHINGTON – Um trio de deputados do Partido Democrata enviou uma carta ao presidente Barack Obama, nesta quinta-feira, que conceda indultos a mais de 700 mil imigrantes jovens protegidos apenas por vistos temporários de trabalho.

Trump – 17.11

Os congressistas Zoe Lofgren, Luis Gutiérrez e Lucille Royal-Allard mostraram preocupação com o futuro de imigrantes sem documentos dos EUA, ameaçados de deportação pelo presidente eleito Donald Trump. Na quarta-feira, o democrata Bill de Blasio, atual prefeito de Nova York, havia afirmado em encontro com Trump que faria “tudo que for possível” para proteger imigrantes.

A carta dos congressistas trata especificamente dos jovens inscritos na Ação Diferencial para Chegados na Infância (Daca, na sigla em inglês), dedicada aos chamados “dreamers”: adolescentes que chegaram aos EUA com menos de 16 anos, estudam, trabalham e não carregam antecedentes criminais. O programa, já colocado em xeque pela Suprema Corte neste ano, foi estabelecido por Obama através de um decreto, que pode ser revogado por Trump assim que assumir a Casa Branca.

“Confiamos que (Obama) considerará nossa petição com a maior das urgências devido à gravidade da situação”, diz o comunicado divulgado pelos parlamentares, que enumera temores que atingem os jovens imigrantes após a vitória de Trump e sua retórica anti-imigração:

“Os ‘dreamers’ encaram incertezas, medo e estresse, levando a problemas psicológicos que incluem depressão, ansiedade e um aumento no risco de suicídio”, completa o documento.

Trump prometeu, ao longo da campanha, acabar com decretos executivos como o Daca, que protegeu cerca de 740 mil jovens de deportação. De acordo com os deputados democratas, no entanto, o presidente eleito nada poderia reverter um eventual indulto concedido por Obama aos imigrantes.

Especialistas, no entanto, acreditam que a situação não poderia ser legalmente resolvida de forma tão simples. Um assessor da Casa Branca ouvido pelo site “Huffington Post” afirmou que apenas o Congresso poderia alterar de forma permanente a situação de imigrantes atualmente irregulares.