Cotidiano

Democratas lutam por uma reação inédita no Texas

Campaign 2016 Road to 270TEXAS ? O voto não declarado dos republicanos no Texas fez surgir dúvidas sobre se, de fato, Trump vencerá no estado. Pesquisas mostram uma pequena vantagem, e especialistas já contam com esta possibilidade. Adolpho Telles, presidente do partido republicano em El Paso, contudo, não acredita que o estado majoritariamente votará por Hillary. Ele acredita que, na hora H, o conservadorismo e outros valores como a redução do peso do estado na economia e a defesa intransigente do direito ao porte de armas falarão mais alto:

? O Texas é conservador e seguirá conservador. Vejo eleitores assustados, mas é claro que não é possível votar para continuar mais quatro anos de governo democrata – avalia Telles.

A presidente do partido democrata em El Paso, Iliana Holguin, afirma que o partido nunca esteve tão aplicado no estado. Foi feito um amplo trabalho de base para ampliar o registro de eleitores e a campanha segue muito forte.

? Se há uma chance real de darmos o Texas para os democratas é neste ano ? diz ela, reconhecendo, contudo, que o trabalho não será fácil. Holguin conta que a reação dos conservadores foi intensa e que o partido tem colocado muito dinheiro em campanhas locais, como de xerife, para manter sua base.

Charles Boehmer, professor de ciências políticas da Universidade do Texas em El Paso (Utep), vê, por questões demográficas ? 38,8% dos moradores do estado têm origem latina ? uma redução da liderança republicana, mas diz que ainda há muita incerteza sobre se o estado se tornará democrata este ano:

? Essa é a direção, mas não sabemos se será agora. A participação eleitoral será chave, porque os latinos nunca votaram muito, mas este ano há uma mobilização. Por outro lado, os conservadores estão sentindo isso e vão reagir. Só saberemos quando as urnas forem abertas ? analisa.

A última pesquisa no estado, feita entre os dias 10 e 12 (ou seja, após as gravações das conversas sexuais de Trump e do debate do dia 9, quando o republicano acusou Bill Clinton de estuprador), mostram o republicano apenas quatro pontos à frente. Segundo a WFAA-TV/SurveyUSA, Trump tem 47% das intenções de voto, Hillary 43%, Gary Johnson (Libertário) 3% e Jill Stein (Verde) 1%.