Cotidiano

Demarcação de terras indígenas é tema de reunião em Terra Roxa

Os 101 Produtores rurais de Terra Roxa que tiveram áreas atingidas pelo estudo de demarcação de terras indígenas publicado nesta semana pelo governo federal se reuniram na tarde desta sexta-feira (19) com representantes do poder público, setor jurídico e Sindicato Rural.

O encontro realizado na sede do Sindicato teve como foco orientar os produtores sobre os procedimentos legais para que recorram à indicação do estudo, primeiro à Funai e depois ao Ministério da Justiça. O primeiro prazo para recorrer, na Fundação Nacional do Índio, é de 90 dias a contar da data da publicação do DOU, que foi na última segunda-feira (15) expirando assim o prazo em 15 de fevereiro.

Tanto o presidente do sindicato, Vagner José Rodrigues da Silva, quanto o prefeito, Altair de Padua, pediram calma aos produtores, que evitem violência e que respeitem a tramitação legal. “A publicação desta semana não representa nada definitivo e ainda temos como recorrer. Pedimos para que todos mantenham a calma e evitem qualquer episódio de violência e recorram”, considerou o prefeito.

Dos quase 24 mil hectares indicados pelo estudo para demarcação nos municípios de Terra Roxa, Guaíra e Altônia, em torno de 17 mil hectares são apenas em Terra Roxa, o que representa algo em torno de 20% de toda área produtiva do município.