Cotidiano

Demarcação de árvores

A tecnologia por meio do Geoportal possibilita com um clique a imagem de Cascavel por diferentes aspectos. A ferramenta disponibilizada no site da Prefeitura ainda é pouco explorada pelo público e até mesmo para a reportagem, muitos dos mecanismos observados eram novidades.

A identificação de árvores públicas no mapa da cidade exibido na página na internet, entretanto, ainda não é possível e por enquanto, o campo de pesquisa permanece em branco.

O Município dispõe de plano de arborização, mas que ainda não foi colocado em prática. Dessa forma, o desafio da Secretaria de Meio Ambiente é torná-lo real e apresentar resultados.

“No momento a Secretaria de Meio Ambiente está realizando trabalho para demarcar árvores no perímetro urbano. Esse será um estudo quantitativo e qualitativo”, esclarece o secretário de Meio Ambiente, Juarez Berté. Com a conclusão desse trabalho, que ainda pode levar mais um ano, haverá novo filtro no GeoPortal.

Paralelo a esse compromisso, o secretário reforça investimentos para a arborização. “Estamos finalizando processo de licitação para a compra de três mil árvores”, afirma.

Ainda na área de meio ambiente pela página do GeoPortal é possível verificar o percurso de caminhões pelo programa Coleta Legal, onde há fontes, além de parques ambientais e playgrounds.

Estradas rurais

Para a Secretaria de Agricultura, a novidade trouxe avanços ao apresentar mapa de estradas rurais georreferenciadas que permite ao Município executar serviços.

“Os projetos da Seagri estão direcionados a fazer readequação e calçamento de pedras poliédricas e neste momento ocorrem no Distrito de Sede Alvorada”, explica a secretaria.

Curiosidades

O GeoPortal Cascavel é um avançado sistema de mapeamento que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do Município e atualizado conforme necessidade e novas delimitações. O objetivo é fornecer ao cidadão, de maneira ágil e rápida, informações sobre as parcelas (lotes) como número de cadastro (ou inscrição imobiliária), utilização de área, entre outras. No campo Camadas há 16 itens que possibilitam consultas em todas as áreas do município.