Cotidiano

Demanda pressiona o estoque de vacinas

De acordo com a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, entre as 25 cidades jurisdicionadas, pelo menos quatro estão sem doses da vacina

Toledo  – A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou há dez dias no Paraná e regionais de saúde do Oeste confirmam a mesma situação: baixa nos estoques e consequente falta de doses nas unidades de saúde.

De acordo com a 10ª Regional de Saúde de Cascavel, entre as 25 cidades jurisdicionadas, pelo menos quatro estão sem doses da vacina que protege contra os vírus Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. No entanto, não foram informadas quais cidades passam por esse problema, que conforme a regional, deve ser regularizado ainda nesta semana, visto que na terça-feira (3) equipes seguiram a Curitiba para repor os estoques. Ao todo, 57.417 doses foram aplicadas nestes municípios, das 151 mil previstas pela Secretaria Estadual da Saúde.

Os estoques também estão terminando na 20ª Regional de Saúde de Toledo, o que se justifica pela grande demanda nos primeiros dias de campanha em decorrência da queda nas temperaturas. Dados preliminares dos 18 municípios da regional apontam que 44.568 pessoas já estão imunes, o que representa 55,86% de cobertura contra a gripe. No entanto, a maior resistência ocorre por gestantes e crianças, que até o momento são as que menos vacinaram. Apenas 40% das mulheres grávidas foram vacinadas, o índice mais baixo da 20ª Regional de Saúde. Em relação às crianças, são 45,67%. O público-alvo com a melhor adesão são os indígenas, com 69,78%, seguido pelos idosos (61,03%).

Já a 9ª Regional de Saúde repassou apenas dados de Foz do Iguaçu, que imunizou 20.417 pessoas, cerca de 34% do previsto. A demanda, nesse caso, é considerada baixa, já que sobram no município 20 mil doses a serem aplicadas das 41.320 enviadas. A Secretaria Estadual de Saúde informou que aguarda o envio de lotes da vacina contra o vírus da gripe, que é feito pelo Ministério da Saúde. A previsão é de que mais doses cheguem ainda hoje.

Cobertura

Aos grupos prioritários, que englobam gestantes, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, puérperas, indígenas, idosos acima de 60 anos e trabalhadores de saúde, a cobertura vacinal na região atingiu 118.483 pessoas de acordo com dados das três regionais de saúde. Na contagem não estão incluídas as imunizações dos doentes crônicos e das pessoas privadas de liberdade. Ao todo, 362 mil pessoas devem ser vacinadas no Oeste até o encerramento da campanha, que ocorre em 20 de maio. Em todo o Paraná mais de 1,5 milhão de pessoas já foram imunizadas.