Cotidiano

Demanda inversa

As queixas em relação ao atendimento pediátrico predominavam até pouco tempo, já que as consultas para crianças eram limitadas à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Avenida Tancredo Neves, em Cascavel. Hoje, além desse espaço, há médicos especialistas também no Jardim Veneza.

Apesar disso, ainda há críticas em relação ao tempo de espera, sobretudo, pelo número de crianças que chegam ao serviço.

“A busca por atendimentos de demanda espontânea oscila conforme os dias da semana, temperatura (clima) e outros fatores que ocasionam maior adoecimento das crianças”, explica a Secretaria de Saúde de Cascavel. No início da semana, por exemplo, o número de pessoas na sala de espera, costuma ser maior.

A secretaria reconhece que a demanda em UPAs poderia ser aliviada com a busca pela saúde primária, entretanto, afirma que não há como precisar o número de vagas ociosas nas UBSs. “Não monitoramos especificamente as eventuais sobras de vagas por conta dos pacientes que vão direto às UPAs. Parte das consultas das UBSs são agendadas e, no entanto, estas possuem baixo índice de faltas”, ressalta a secretaria.

Demanda nos bairros

Considerando a procura na área da pediatria, hoje três bairros do município correspondem pela maior demanda: Santa Cruz, Santa Felicidade e Parque São Paulo. Já a oferta de vagas seguem critérios conforme esclarece a secretaria:

“O limite de consultas varia conforme a carga horária do profissional e o número de profissionais tende a adequar-se à demanda da unidade, podendo ser um ou mais no mesmo período”.

Demora

O tempo de espera em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Cascavel é motivo frequente de reclamação da população que necessita do serviço público, no entanto, os motivos que levam à demora em consultas e a superlotação das unidades têm justificativas pelo setor. De acordo com a Secretaria de Saúde hoje 70% dos pacientes que se encontram nas unidades, apresentam queixas do a dia a dia e que certamente poderiam ser solucionadas em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município.