Cotidiano

Demanda estende agendamento para 2018

Guaíra – Quem estiver pensando em alçar voo para conhecer outros costumes e culturas existentes em outros países como Estados Unidos, Europa ou Ásia, como exemplos, precisa ter paciência. Com as férias de fim de ano batendo à porta, duplicou a procura pela emissão de passaportes nas três delegacias da Polícia Federal na região Oeste, fixadas em Cascavel, Foz do Iguaçu e Guaíra.

Esse fenômeno atípico desse período no ano reflete no prazo para o agendamento na Polícia Federal. Nas delegacias da PF de Cascavel e Foz do Iguaçu, só há data de agendamento para o mês de janeiro. A válvula de escape é a Delegacia da Polícia Federal de Guaíra, mas que também já dá sinais de enfrentar situação semelhante a de Cascavel e Foz, por conta da procura. Nos últimos dois anos, de uma média de 15 atendimentos diários a o setor passou a atender 26 ao dia. “Por enquanto, estamos com prazo de agendamento a partir do dia 20 dezembro”, comenta Tamires Okuda, da Polícia Federal de Guaíra. Esse período mais curto de espera tem provocado a migração dessas pessoas até Guaíra, mesmo diante da distância necessária para percorrer, que chega a mais de 300 quilômetros entre ida e volta, saindo no caso de Foz do Iguaçu como Cascavel. É preciso ainda levar em conta que será preciso retornar à delegacia uma segunda vez para a retirada do passaporte. A taxa para emissão de passaporte custa R$ 257,25.

É preciso seguir três passos simples para ter acesso ao documento. Proceder com o requerimento via site da Polícia Federal, agendar o requerimento e por último, fazer a retirada. Depois do agendamento, o passaporte leva em média sete dias para ficar pronto e disponível ao requerente. “Temos recebido vários pedidos da região de Cascavel, devido a demora no agendamento nas outras delegacias”, disse Tamires Okuda, da Polícia Federal de Guaíra. “Há casos de pessoas de Curitiba nos procurar para fazer a emissão por aqui”.

Na Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu, a demanda duplicou, segundo o responsável pela emissão de passaportes, Paulo Jair. “Já estamos entrando com o atendimento só para janeiro”, avisou. “É preciso esperar no mínimo 50 dias”.

Paulo Jair conta que nem mesmo a efetivação de mais uma estação de trabalho foi suficiente para encurtar esse tempo de espera. “Essa estação de trabalho representa 33% a mais de mão de obra para o atendimento imediato”. Uma semana depois do reforço, a agenda já estava cheia novamente, conforme Paulo Jair.

Na Delegacia da Polícia Federal, não conseguimos contato com os responsáveis devido o movimento intenso no setor de passaportes. Conforme informações apuradas há pessoas que fizeram o procedimento para o agendamento ainda em setembro, mas só conseguiram um horário na segunda quinzena de janeiro de 2018.

Documentos necessários para emissão de passaporte

– Documento de Identidade – pode ser a Carteira de Identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal, Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido. Detalhe: caso tenha mudado de nome leve também a Certidão de Casamento.

– Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição (dos dois turnos, se houve). Se não tiver os comprovantes, serve uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais.

– CPF – Se o número constar na Cédula de Identidade, CNH ou Carteira de Trabalho não é necessário apresentar o original

– Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório (apenas para os homens)

– Certificado de Naturalização, para os naturalizados.

Além desses documentos, se não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência). Se ele não for apresentado será cobrada uma taxa em dobro.