Cotidiano

Demanda de agentes é insuficiente

No total, a Cettrans conta com 27 agentes de trânsito, que são responsáveis por organizar e garantir a trafegabilidade das ruas

Cascavel – A demanda de agentes de trânsito e fiscais da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito) é insuficiente para atender às ocorrências e a demanda diária na malha viária de Cascavel. A denúncia feita ao Hoje e a O Paraná partiu de um servidor público que não quis de identificar, com receio de sofrer represálias da administração. “Mesmo com a contratação dos novos agentes, ainda em andamento, o número mesmo assim será insuficiente”, disse o denunciante.

No total, a Cettrans conta com 27 agentes de trânsito, que são responsáveis por organizar e garantir a trafegabilidade das ruas em Cascavel, principalmente nos pontos de obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado), em execução na Avenida Brasil. Na semana passada, um agente de trânsito da Cettrans foi acionado para orientar os motoristas, enquanto o semáforo das ruas Pio XII com a Paraná passava por manutenção. Esse trabalho é intitulado pela Cettrans como Controle Manual de Tráfego.

Em decorrência da chuva da semana passada, as ações educativas, que são realizadas costumeiramente pela Cettrans em Cascavel, ficaram paralisadas até que o tempo firmasse e com predominância do sol.

Além dos 27 agentes de trânsito contratados via concurso para cuidar do trânsito de toda a cidade, há os fiscais do EstaR (Estacionamento Regulamentado), que totalizam 32. “É um número pequeno para garantir um atendimento de qualidade e de orientação para a população”, comentou o servidor. “A situação é ainda mais crítica por conta do quadro reduzido, como consequência dos funcionários que estão afastados devido a licenças médicas para tratamento de saúde”.

A partir da efetivação dos novos servidores da Cettrans – serão dez para o controle de trânsito e mais 15 para o EstaR -, a situação crítica será amenizada, mas ainda será um quadro considerado insuficiente para atender a demanda existente, na opinião do servidor da Cettrans, que está ciente de que novas contratações também implicariam no aumento de custos da folha de pagamento por parte do Poder Público.

A partir da incorporação dos novos servidores, será preciso também investimentos em torno da frota da Cettrans. Hoje, são quatro carros utilizados pelos agentes para as rondas. As equipes se revezem nos três períodos: manhã, tarde e noite.