Cotidiano

Demanda atendida

O pedido feito pela Acadevi (Associação Cascavelense de Deficientes Visuais) foi atendido pela Prefeitura de Cascavel que irá disponibilizar um agente administrativo e três estagiários para auxiliar nos atendimentos na sede da instituição e na Biblioteca Pública.

A associação aguardava desde o mês de maio para a renovação do contrato de cooperação com o Município. A demanda, no entanto, recebeu atenção maior após uma mobilização dos membros da Acadevi em frente à prefeitura.

Na ocasião eles foram atendidos pelos secretários de Assistência Social, Hudson Moreschi e de Planejamento e Gestão, Edson Zorek e a expectativa é de que até o dia 20 de julho os estagiários fossem cedidos. No Diário Oficial de ontem foi publicado o acordo.

“A partir de agora vamos acompanhar os desdobramentos burocráticos para que isso seja realmente efetivado o mais rápido possível e pessoas com deficiência visual não sejam prejudicadas”, afirma o representante da Acadevi, Ivan de Pádua.

O estágio é destinado a deficientes visuais que cursam algum tipo de graduação. “Precisamos de três estagiários que realizam trabalhos externos para atendimento do público que não faz parte da associação e também de um para auxiliar os usuários da biblioteca que necessitam de materiais em braile”, destaca Pádua. O agente administrativo ficará responsável por serviços na sede da Acadevi.

400 pessoas

Atualmente 400 pessoas fazem parte da associação, que segundo Pádua, é uma das pioneiras nos trabalhos com deficientes visuais. “Inclusive temos reconhecimento por várias outras associações diante das ações de reinserções no mercado de trabalho, em congressos e de reintegração social”.