Cotidiano

Delegado da PF fala da colaboração premiada em livro

CURITIBA. O delegado da Polícia Federal, Marcio Anselmo, lançou o livro ?Colaboração Premiada ? o novo paradigma do processo penal brasileiro? na noite desta terça-feira, na Escola Superior da Polícia Civil, em Curitiba. O evento contou com a participação de alguns delegados integrantes da força-tarefa da Operação Lava-Jato, além do ator Antônio Calloni.

O juiz federal Sergio Moro, que fez o prefácio do livro, não esteve presente. Mas o procurador Deltan Dallagnol, do Ministério Público Federal, prestigiou o colega.

Apesar de citar bastante a Lava-Jato, a publicação não é baseada apenas nos acordos de colaboração feitos durante a Operação. Segundo Marcio Anselmo, ele procurou sistematizar o posicionamento do Supremo Tribunal Federal, sobre cada artigo da Lei n° 12.850 (que trata dos meios de obtenção de provas relacionadas à investigação de organizações criminosas), além de se posicionar sobre alguns pontos, a partir da experiência prática no uso das delações no decorrer da operação.

? A colaboração premiada hoje é uma estratégia de defesa. A Lava-Jato deixou bem claro isso. A ideia do livro surgiu mais ou menos nisso. A gente não tinha praticamente livro depois da lei nova. E sempre tive o costume de ler as decisões do Supremo. Comecei a sistematizar e surgiu a ideia do livro ? disse Anselmo.

FILME

O ator Antônio Calloni, que vai interpretar o delegado da Polícia Federal Igor Romário de Paula no filme ?A Lei é para todos?, sobre a história da operação, passou a tarde na sede da PF em Curitiba conversando com os delegados. O ator foi bastante tietado pelos funcionários do local.

*Colaboração para O GLOBO