Esportes

Delegação russa cai para 266 atletas com veto de federações

Russian Doping-GFK2R4AV5.1.jpg

O escândalo de doping da Rússia que provocou uma onda de vetos a atletas feita pelas federações dos esportes olímpicos atingiram dramaticamente a delegação do país. Com o veto da equipe do levantamento de peso nesta sexta-feira, subiu para 117 o número de atletas que foram banidos dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Isso equivale a 30,5% da delegação que inicialmente representaria a Rússia na Olimpíada.

Neste sábado, o Ministério do Esporte da Rússia confirmou que 266 atletas vão defender o país no Rio de Janeiro. No entanto, a presença de vários deles ainda é colocada em dúvida.

– Neste momento, posso dizer que estaremos presentes em 29 das 24 modalidades, com 266 pessoas – anunciou o ministro dos Eportes, Vitaly Mutko.

Mutko também não estará no Rio. Ele foi vetado de viajar pelo Comite Olimpico Internacional (COI) por ter sido citado no relatório da Agência Mundial Antidoping (Wada) como um dos líderes do esquema de doping sistemático do país.

Inicialmente, o escândalo provocou o banimento de toda a equipe de atletismo da Rússia. Mas depois que o COI liberou as federações para se manifestarem sobre cada um dos seus esportes, ouros atletas começaram a ser etados. Principalmente os citados no relatório McLaren.

– Deveriam ter permitido a todos os atletas com reputação intocável de participar dos Jogos – protestou Mutko.