Esportes

Delegação brasileira chega ao Rio para a disputa dos Jogos Paralímpicos

chegada-do-time-paralimpico_renato-sette-camara-6.jpgOs primeiros atletas que representarão o Brasil nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 já estão na cidade. Depois de um período de treinamentos em São Paulo (SP), uma parte da delegação desembarcou no Rio nesta quarta (31) e foi recebida com festa no Boulevard Olímpico, na região portuária da cidade.

O Brasil terá 287 atletas em sua delegação nos Jogos Rio 2016, a maior de sua história. Já chegaram ao Rio os representantes do país na esgrima em cadeira de rodas, na canoagem velocidade, no remo, no halterofilismo, no tiro com arco, no tênis de mesa e no voleibol sentado. Depois de interagirem com os fãs e se encontrarem com os embaixadores da equipe, os atores Paulo Vilhena e Cléo Pires, os brasileiros seguiram para a Vila dos Atletas.

“Estamos muito felizes com este momento. Cada um de nós superou muitos obstáculos para chegar até aqui. Muitos destes atletas têm marcas próximas às dos atletas Olímpicos”, disse Valdercil Lopes, técnico da equipe de halterofilismo.

Cinco chances de ouro do Brasil logo no começo dos Jogos

Focados na meta de terminar os Jogos Rio 2016 entre os cinco primeiros colocados no quadro de medalhas, os atletas brasileiros prometem um excelente desempenho desde o início das competições. Abaixo, as cinco provas nas quais o Brasil tem grandes chances de vitória:

> Quinta, 8: Daniel Dias

O maior medalhista da história dos Jogos Paralímpicos pode adicionar mais um ouro à sua vasta coleção ? são 10 ouros, quatro pratas e um bronze ? logo no primeiro dia dos Jogos. O brasileiro é favorito na prova dos 200m estilo livre da classe S5 da natação, que acontece no Estádio Aquático Olímpico, a partir das 17h30. Daniel venceu a prova nos Jogos Pequim 2008 e Londres 2012 e nas últimas três edições do Campeonato Mundial.

> Quinta, 8: Talisson Glock

Na mesma sessão da natação, o jovem Talisson Glock briga pelo ouro nos 100m costas da classe S6. O catarinense de 21 anos foi vice-campeão mundial da prova no ano passado e conquistou o ouro no Parapan Toronto 2015.

> Sexta, 9: Terezinha Guilhermina

A mineira de 37 anos terá como principal desafio superar a chinesa Cuiqing Liu, que a venceu no Mundial de 2015. Ela compete às 17h30, em sua primeira prova no Estádio Olímpico, os 100m rasos da classe T11 do atletismo, com chance real de ouro. Campeã da prova em Londres 2012 e em duas edições do Campeonato Mundial.

> Sexta, 9: Lúcia Teixeira

Protagonista do vídeo ?O Treino que Muda Opiniões?, que viralizou, Lúcia Teixeira ganhou a prata na categoria até 57kg da classe B2 do judô em Londres 2012. No Rio, pode ir ainda mais longe e ganhar o ouro na sessão das 15h30, na Arena Carioca 3.

> Sexta, 9: André Brasil

O multimedalhista da natação André Brasil compete em uma das suas especialidades, os 50m livre da classe S10 na sessão das 17h30 no Estádio Aquático Olímpico. André é o recordista mundial da prova, que venceu nos Jogos Pequim 2008 e Londres 2012 e nas últimas quatro edições do Campeonato Mundial.