Cotidiano

Delcídio vai depor em ação que tem Cavendish e Cachoeira como réus

2016 923300047-delação hoje_20160714.jpgRIO – O ex-senador Delcídio Amaral (sem partido) vai depor no processo da Operação Saqueador, que tem como réus o ex-dono da Delta Fernando Cavendish e o bicheiro Carlinhos Cachoeira, entre outros. As audiências do caso foram marcadas pelo juiz da 7ª Vara Federal Criminal, Marcelo Bretas, para fevereiro do próximo ano.

Saqueador

Em um dos termos da delação premiada, Delcídio falou sobre a instalação e encerramento da CPI do Cachoeira, que investigou as relações do bicheiro Carlinhos Cachoeira e a empreiteira Delta. Segundo ele, ?a CPI foi muito incentivada pelo ex-presidente Lula com o objetivo de atingir o govemador do Estado de Goiás, Marconi Perillo?. Perillo é do PSDB. O ex-senador afirmou que não se avaliou muito bem as consequências políticas da instalação da CPI e que, durante os trabalhos, constatou-se que o financiamento de campanha de 2010, especialmente do PT, teria sido realizado por meio de caixa 2, utilizando-se das empresas de Adir Assad, nome que apareceu nas investigações da comissão. Delcídio será ouvido como testemunha de acusação em audiência marcada para 14 de fevereiro.

A Operação Saqueador foi deflagrada em julho deste ano e prendeu Cavendish, Cachoeira e outras três pessoas. O Ministério Público Federal aponta que o esquema que desviou R$ 370 milhões de obras públicas feitas pela Delta.

Entre as testemunhas também estão os ex-executivos da Andrade Gutierrez Rogério Nora de Sá, Flávio David Barra e Clóvis Renato Numa Peixoto Primo, que serão ouvido dia 15 de fevereiro. Rogério Nora e Clóvis Primo relataram em delação premiada que o ex-governador Sérgio Cabral pedia 5% de propina em cima de obras do estado, entre elas a reforma no Maracanã.