Cotidiano

Delator diz que Lula escolhia diretamente cargos na Petrobras

SÃO PAULO – O depoimento do ex-deputado Pedro Corrêa (PP), que atribui ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diálogos que apontam um esquema de loteamento de cargos na Petrobras, foi anexado à denúncia contra o petista pelos procuradores da República da força-tarefa da Lava-Jato. Lula foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro nesta semana.

O relato de Corrêa é usado pela Procuradoria na denúncia formal contra o ex-presidente, acusado de ser o ?comandante máximo do esquema de corrupção? na estatal.

No depoimento, no dia 1º de setembro, Pedro Corrêa diz que Lula questionou a demora na nomeação de Paulo Roberto Costa na diretoria da Petrobras e ameaçou demitir o conselho da estatal. Uma vez no cargo da Diretoria de Abastecimento, Costa ?atendeu satisfatoriamente os interesses do PP na arrecadação de propina da Petrobras?.

Em 2006, antes das eleições, Pedro Corrêa e José Janene (na época presidente do PP) fizeram a Lula reivindicações de novos cargos e dinheiro para campanha do PP. O ex-presidente teria negado e respondido ?Vocês têm uma diretoria muito importante, estão muito bem atendidos financeiramente. Paulinho (Paulo Roberto Costa) tem me dito?.

Ainda de acordo com Corrêa, naquele mesmo encontro, Lula afirmou que não tinha obrigação de ajudar pois ?Paulinho tinha deixado o partido muito bem abastecido, com dinheiro para fazer a eleição de todos os deputados?. Ambos entraram pela garagem do Planalto para a reunião com o ex-presidente.

Costa foi preso em março de 2014 e fechou acordo de delação premiada no mesmo ano.

Para embasar a denúncia contra Lula, o MPF cita o poder de decisão do ex-presidente para nomear postos de alto escalão, sua proximidade com pessoas acusadas na Lava-Jato e com o PT, além do depoimento de políticos que relataram o conhecimento de Lula sobre o esquema de corrupção. Entre eles estão o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT) e Pedro Corrêa (PP).

Na quarta-feira, o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, declarou que, embora não se possa dizer que todos os apadrinhados que assumiram cargos públicos arrecadaram propinas, é possível ?afirmar que existia um sistema com este objetivo, o qual abarcava seguramente diversos cargos públicos?.

? Só o poder de decisão de Lula fazia o esquema de governabilidade corrompida viável. (O ex-presidente) nomeou diretores para que arrecadassem propina. Sem o poder de decisão de Lula, esse esquema seria impossível.

Em outro trecho de seu depoimento, Pedro Corrêa declarou que ?O Governo Lula aparelhou cargos nas esferas estaduais pertencentes à União (delegacias de ministérios, etc) para a ?companheirada do PT?. Aí foi necessário a negociação com cargos mais altos em empresas públicas para as agremiações da base aliada.?