Cotidiano

Deixar de fumar em qualquer idade reduz risco de morte após os 70 anos

cigarrovale.jpg RIO- Um estudo publicado no periódico científico “American Journal of Preventive Medicine” revelou que parar de fumar, independente da idade, pode trazer um enorme benefício para indivíduos com mais de 70 anos. Segundo a pesquisa, deixar o cigarro de lado a qualquer momento da vida, diminui as chances de morte após os 70. cigarro

De acordo com a pesquisa, que analisou dados de cerca de 160 mil pessoas, a chance de morte de um fumante de 70 anos ou mais é três vezes maior do que a de uma pessoa da mesma idade que nunca fumou, e também superior à probabilidade de um ex-fumante.

Os cientistas analisaram a quantidade de cigarros consumidos por dia durante nove intervalos de idade diferentes. A pesquisa também identificou a ocorrência de doenças como câncer de pulmão e outros tipos relacionados ao cigarro, doença cardíaca, respiratória, entre outras.

Os resultados mostraram que durante o período de 6,4 anos cerca de 33,1% dos que não pararam de fumar morreram. A porcentagem era bem menor nos que nunca fumaram, com 12,1% de participantes mortos. Nos ex-fumantes, a probalidade de óbito variou de acordo com a idade em que largaram o vício.

No grupo dos que deixaram de fumar dos 30 aos 39 anos, a média de mortes foi de 16,2%. Entre os que pararam de consumir tabaco entre 40 e 49 anos, cerca de 19,7% morreram durante o período. A porcentagem foi de 23,9% e 27,9% entre os que pararam na faixa etária de 50 a 59 e 60 a 69, respectivamente.

“Esses dados mostram que a idade com que as pessoas começam e param de fumar, ambos componentes chave da duração do tabagismo, são importantes preditores de mortalidade entre americanos com 70 anos ou mais”, afirmou a pesquisadora do Instituto Nacional do Câncer dos EUA, Sarah Nash, que coordena o estudo.

Os pesquisadores chegaram à conclusão dos benefícios de parar de fumar, independente de quão tardio seja o ato, a partir da análise dos dados de questionários aplicados em 2004 e 2005 pelos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos em 160 mil pessoas de 70 anos ou mais.

No documento, os participantes detalharam sua rotina, incluindo informações sobre o consumo de cigarros. Posteriormente, os cientistas analisaram os dados entre 2014 e 2015 e relacionaram a idade da morte dos indivíduos com a idade em que começaram e pararam de fumar, também averiguaram o quanto essas pessoas fumaram após os 70 anos.