Cotidiano

Deixa a neve cair: a temporada de esqui 2016/2017 nos EUA e Europa

INFOCHPDPICT000062787652RIO – Ainda que o calendário oficial diga que o inverno no Hemisfério Norte só começa em 21 de dezembro, no calendário do esqui, a temporada 2016/2017 já começou. Novembro é o mês em que as principais estações de esqui dos Estados Unidos, do Canadá e da Europa iniciam suas atividades. É o caso de Mammoth Mountain, na Califórnia, que desde o dia 10 já recebe esquiadores e snowboarders. Jackson Hole e Aspen Snowmass abriram suas pistas na última quinta-feira, dia 24. Na Europa, os destaques estão nos Alpes da França. Pela terceira vez, Val Thorens foi eleita a melhor estação do mundo. Já Courchevel comemora seu 70º inverno.

COLORADO. A temporada de inverno no complexo de Aspen Snowmass começou no dia 24 de novembro, com algumas novidades em infraestrutura e serviços. Uma delas é a renovação do restaurante Gwyn?s High, na área de High Alpine, em Snowmass. Ele teve a área externa ampliada e agora conta com janelas maiores para que a vista seja mais bem aproveitada. Já a escola de esqui da estação incluiu mais um programa para iniciantes, o Terrain Based Learning.

BV Esqui

Em Vail Mountain, o antigo teleférico de acesso à área intermediária e avançada de Black Bowls será substituído por um novo, que diminuirá o tempo da viagem até o topo da montanha em quase cinco minutos. Na estação de Breckenridge, as novidades serão gastronômicas, com a abertura do restaurante Big View, no topo do Peak 7, e a renovação da cozinha da Breckenridge Distillery, com uma proposta farm to table.

Essas duas estações fazem parte do grupo Vail Resorts, que administra outros nove centros de esqui também em outros estados no país (como Beaver Creek, Park City e Heavenly), e conecta todas elas a um único passe anual, o Epic Pass, que custa US$ 809 e este ano passa a incluir estações no Canadá (Whistler Blackcomb) e Europa (Les 3 Vallées, Paradiski e Tignes Val d?Isere, França; Skirama Dolomiti na Itália; 4 Vallées na Suíça; e Arlberg na Áustria).

UTAH. Desde a última temporada, o Park City Mountain Resort se transformou na maior área esquiável dos Estados Unidos, ao se juntar com Canyons Resort. E também pela segunda temporada se junta com Deer Valley, a outra estação da cidade, no Two Resort International Pass, que custa a partir de US$ 565 para uma semana.

WYOMING. O principal centro de esqui do estado, Jackson Hole, foi recentemente apontado pela revista ?Forbes? como o melhor dos EUA. Para esta temporada, que começou dia 24 de novembro e vai até 9 de abril, a estação inaugura uma nova gôndola, batizada de Sweetwater, que ligará a base a áreas com pistas intermediárias, como Casper e o Teton Lift. A linha tem 48 cabines quadruplas, que subirão 1.276 metros em sete minutos e meio. Uma nova opção de hospedagem, o Jackson Hotel, também será inaugurado em dezembro.

Nos Alpes, tradição francesa e surpresas tchecas

2015 784557992-2014 776508915-valthorensresort?.longo ot val thorens 1.jpg_2.jpgNa Europa, os Alpes estão sempre no meio das atenções. Das tradicionais estações francesas e suíças às surpreendentes pistas tchecas, confira as novidades.

FRANÇA. Assim como aconteceu em 2013 e 2014, Val Thorens foi eleita a melhor estação de esqui do mundo no World Ski Awards, prêmio entregue em 19 de novembro, mesmo dia em que suas pistas foram abertas. A temporada de esqui no resort mais alto da Europa, a 2.300 metros de altitude, vai até 1º de maio. Entre as novidades para o ano está o sistema ?ski flux?, que informa, via telas e monitores instalados em pontos estratégicos, o fluxo de esquiadores nas pistas. Dois teleféricos, uma pista de alta dificuldade e dois hotéis também foram inaugurados para a temporada 2016/2017.

Val Thorens faz parte da maior área esquiável do mundo, Les 3 Vallées, que conta com oito estações no total. Uma das mais tradicionais, Courchevel, completa 70 anos em dezembro, mês em que abre a temporada (dia 10, indo até 17 de abril). Este será o primeiro inverno do Barrière Les Neiges, hotel cinco estrelas associado ao The Leading Hotels of the World, com 42 suítes, com três restaurantes e acesso direto às pistas. Outra novidade é o serviço de esqui adaptado, com o qual pessoas com mobilidade reduzida podem deslizar em cadeiras especiais, conduzidas por profissionais especializados.

SUÍÇA. Fica no vilarejo de Engelberg a estação com a temporada de esqui mais longa da Suíça (22 de outubro a 28 de maio). Seu maior destaque é a montanha Titlis, que este ano conta com um novo teleférico, que percorre 12km e sobe dois mil metros até o topo em meia hora. A montanha também ganhou uma nova pista para caminhada sobre a neve, com sapatos especiais, na área de Trübsee. Em Zermatt, outro popular destino de inverno, a antiga gôndola foi substituída por um novo teleférico, que tem o dobro de capacidade de transporte de passageiros.

REPÚBLICA TCHECA. O país, mais conhecido por suas cervejas, tem 23 centros de esqui que fazem parte do Czech Skipass, um passe que custa ? 410 (? 335 de 12 a 16 anos, e ? 300 de 6 a 12 anos). O maior resort de inverno é Cerná Hora, em Pec, com 41km de pistas em cinco montanhas. Já as estações de Herlíkovice e Monínec estão a curtas distâncias da capital Praga.