Esportes

Definidos os dois primeiros duelos das oitavas de final

Moscou – A 3ª e última rodada da fase classificatória da Copa do Mundo Rússia 2018 começou ontem e já deu mostras de como serão as próximas partidas decisivas da competição. É que a definição do posicionamento das equipes do Grupo B só definido nos últimos segundos das partidas em Kalingrado e Mordóvia.

Portugal e Espanha foram a campo já sabendo que se fizessem sua parte contra Irã e Marrocos, respectivamente, enfrentariam nas oitavas de final Uruguai ou Rússia, que mais cedo haviam definidos suas posições dentro do Grupo A.

Os portugueses venciam os iranianos por 1 a 0 até os 48min do segundo tempo e avançavam como líderes, até Karim empatar a partida depois da revisão de um lance de pênalti (mão na bola) já nos acréscimos do 2º tempo.

Enquanto isso, praticamente no mesmo minuto do lance do pênalti do Irã, a Espanha conseguia seu gol de empate com o Marrocos, marcado aos 46min do 2º tempo por Iago Aspas. Um pouco antes, aos 36min, Em-Nesri havia feito 2 a 1 para o Marrocos, o que deixava os espanhóis em segundo lugar na chave.

Com os empates, a Espanha avançou como líder do Grupo A e agora enfrentará a anfitriã Rússia nas oitavas de final. Os russos ficaram em segundo lugar na chave A ao serem derrotados por 3 a 0 para o Uruguai, que avançou como líder e agora enfrentará Portugal nas oitavas.

VAR decisivo

O VAR (sigla em inglês para revisão por árbitro de vídeo), que tem sido decisivo em sua primeira participação em Copa do Mundo, foi determinante também nas partidas de ontem na Rússia 2018. É que os gols de empate de Espanha e Irã, anotados nos acréscimos contra Marrocos e Portugal, respectivamente, saíram após confirmação com assistência tecnológica. O espanhol Iago Aspas balançou as redes marroquinas em conclusão de letra em lance anulado inicialmente pelo árbitro Ravshan Irmatov. A equipe do VAR, comandada pelo alemão Felix Zwayer, no entanto, revisou o lance e validou o gol do 2 a 2. Esse gol foi marcado praticamente no mesmo minuto em que o árbitro de vídeo foi solicitado pelo paraguaio Enrique Cáceres após o iraniano Azmoun ter cabeceado no braço do português Cedric. Após o uso do VAR, a penalidade foi marcada e o iraniano Karim a converteu. O VAR também poderia ter sido favorável a Portugal, mas Cristiano Ronaldo perdeu um pênalti marcado aos 4min do 2º tempo com a ajuda da tecnologia.