Cotidiano

Definida empresa que fará projeto da “nova” Avenida Carlos Gomes

Além de fazer a ligação do centro com a Região Sul, a Avenida Carlos Gomes é um importante corredor comercial de Cascavel

Definida empresa que fará projeto da “nova” Avenida Carlos Gomes

Cascavel – Uma das principais avenidas da região sul da cidade vai passar por uma revitalização e terá um novo formato, obra que deve iniciar até o fim deste ano. Na manhã de ontem (18), o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel) realizou a licitação para contratar a empresa que fará o projeto executivo da nova Avenida Carlos Gomes. O prazo de elaboração do projeto é de seis meses.

De acordo com o presidente do IPC, Tales Riedi, a licitação é para os projetos executivos da obra que contempla a revitalização da Avenida Carlos Gomes e do viaduto de transposição da BR-277, ligando a Rua Alexandre de Gusmão que também será revitalizada e se tornará binário. Segundo ele, o projeto seguirá o estudo que foi feito pelo Plano de Mobilidade de Trânsito que foi contratado pela a Prefeitura de Cascavel, inclusive com a contagem de veículos no local.

Apenas duas empresas concorreram a licitação, uma delas foi inabilitada pois não apresentou a documentação exigida no edital, entre eles, o atestado de qualificação técnica quanto aos orçamentos. A outra empresa, a LL Zuco, que tem sede em Londrina, foi classificada em primeiro lugar e poderá ser declarada vencedora do processo, respeitado o prazo de cinco dias úteis que a comissão de licitação terá para analisar a documentação apresentada.

Segundo Tales Riedi, a partir de agora, segue também o prazo de cinco dias para os recursos e, em seguida, a licitação pode ser homologada e assinado o contrato, quando começa a contar o prazo. O valor máximo da licitação era R$ 1.159.228,22 e a empresa venceu o certame com valor de R$ 1.028.361,6, ou seja, um desconto de 11,3%.

O presidente do IPC disse ainda que os projetos serão fiscalizados pelos engenheiros e arquitetos do IPC. “Queremos o máximo de celeridade na elaboração destes projetos, portanto, a fiscalização será bem atuante neste contrato”, explicou Tales. A revitalização da Avenida é um pedido antigo da comunidade dos bairros da região e dos comerciantes locais.

 

Aumento de acidentes

A Avenida Carlos Gomes vem sendo cenário de muitos acidentes nos últimos meses, alguns deles bastante graves. De acordo com dados da Transitar, no ano passado foram 102 acidentes na extensão da avenida, sendo deles um com óbito. No ano de 2020 foram registradas 72 ocorrências, ou seja, um aumento de mais de 40%. Em 2022, já foram três acidentes até agora.

O óbito ocorreu no fim do ano passado, um acidente com morte ocorreu no dia 18 de dezembro, quando um veículo Parati trafegava pela a Rua Sérgio Djalma de Holanda e bateu no canteiro central da avenida. Um homem de 40 anos morreu na hora.

No último sábado (15) ocorreu um acidente que chamou bastante a atenção, devido ao forte impacto da batida. Um veículo Voyage que seguia pela a Avenida Carlos Gomes derrapou, invadiu a calçada, arrancando uma árvore de pequeno porte, batendo em seguida em uma placa de sinalização e depois, ainda, no muro de uma empresa. A condutora não teve ferimentos graves.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, estes são os dados registrados, além de outros que as pessoas não fazem o boletim. “Vamos colocar na Carlos Gomes radar fixo assim que tivermos a licitação com a nova empresa e até lá continuaremos fazendo as fiscalizações com os radares móveis para tentar inibir o excesso de velocidade”, disse a presidente.

 

PR regulamenta lei que dá mais transparência às contratações

 

Curitiba – O governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta semana o decreto 10.086/2022 que regulamenta, no âmbito estadual, a nova Lei de Licitações e Contratos (Lei nº 14.133/21). O Paraná foi o primeiro estado a regulamentar a nova legislação, promulgada em 01 de abril de 2021 pelo governo federal e que ajuda a estabelecer as normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas federais, estaduais e municipais.

“O Paraná sai na frente para tornar mais transparentes e idôneos os processos de licitação de obras e projetos e a contratação de bens e serviços pelos órgãos e entidades estaduais”, afirma o governador. “O decreto é importante porque traz novidades, moderniza as contratações públicas em todos os sentidos, desde procedimentos, aquisições e serviços. É preciso regulamentar, dizer como vai utilizar, quais são seus limites e possibilidades”, disse o procurador Hamilton Bonatto, coordenador do Consultivo da PGE.