Cotidiano

Déficit de chuvas em Cascavel ainda é de 50% na média anual

Apesar das chuvas dos últimos, déficit hídrico ainda é significativo no Oeste

Déficit de chuvas em Cascavel ainda é de 50% na média anual

Cascavel – Com o volume das chuvas acima de 360 milímetros no mês de outubro, os mananciais de Cascavel tiveram uma oba recuperação, porém, “momentânea”. De acordo com a Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), o reflexo positivo das chuvas dos últimos dias é perceptível no Lago Municipal, praticamente normalizado após o longo período de estiagem que deixou nível da principal “caixa d’água” de Cascavel bem abaixo do ideal.

Na Região Oeste foram suspensos, temporariamente, os rodízios no abastecimento em Medianeira, há uma semana, e ontem (18), em Céu Azul, cidade abastecida por poços artesianos. Entretanto, segundo a assessora de imprensa da Sanepar, Angela Dudczak, apesar do bom volume de água dos últimos dias, principalmente neste mês de outubro, 2021 está longe de alcançar a média anual. “Temos um déficit de chuvas de mais ou menos 50% em relação à média histórica. De janeiro a outubro a média de chuvas gira em torno de 2.100 milímetros. Neste ano, choveu apenas 1.180”, destalhou Angela.

A média anual é de 2,5 mil milímetros de água, ou seja, ainda é necessário que chova por vários dias em quantidades significativas para que os mananciais sejam adequadamente recuperados.

Economia

Mesmo com chuva registrada nos últimos dias, a Sanepar continua orientação a população par ao uso racional da água, priorizando a utilização para a alimentação e higiene pessoal. A recomendação é reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas para a rega de plantas, lavagem de calçadas e tapetes e no vaso sanitário, além de reduzir o tempo no chuveiro, fechar as torneiras ao lavar a louça, escovar os dentes e fazer a barba.

Copel segue trabalhando

As equipes da Copel (Companhia Paranaense de Energia) ainda estão nas ruas trabalhando nos reparos necessários nas redes de energia elétrica que foram afetadas pelo temporal da semana passada dias nas regiões Oeste e Noroeste do Estado. De acordo com a companhia, este foi o segundo pior evento climático registrado que geral, até ontem (18), cerca de 17 mil ocorrências e a troca de mais de 500 postes. Em Cascavel, 50 postes precisaram ser trocados por conta das fortes rajadas de vento.

A Copel informou que, somente no Oeste, 3,6 mil unidades consumidoras estiveram sem o fornecimento de energia, enquanto que na região Noroeste foram 6,6 mil domicílios afetados.

Foto: Pedro França

Quem economizar água e luz terá desconto no IPTU

A Câmara de Vereadores de Cascavel aprovou ontem (18), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 125 de 2021, que trata do desconto no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para o exercício fiscal de 2022 para os contribuintes que promoverem diminuição do consumo de água ou de energia elétrica.

A diminuição no consumo será mensurada a partir do comparativo entre as respectivas faturas dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2021, com a média de consumo de janeiro a agosto de 2021. O desconto poderá ser acumulado, sendo 10% para diminuição do consumo de água e 10% para consumo de luz, até o valor máximo de R$ 500 no desconto de IPTU e vale tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

O contribuinte deverá protocolar requerimento junto ao Setor de Protocolo Geral do Município de Cascavel, com os seguintes documentos: documentos pessoais (RG e CPF ou CNH), e Estatuto Social, se pessoa jurídica; cópia de fatura de água e/ou energia elétrica que comprove o consumo dos meses de janeiro a dezembro de 2021 e requerimento específico, preenchido e assinado, que deverá ser apresentado até a data de 31 de janeiro de 2022.

O benefício implica em uma renúncia orçamentária para a Prefeitura no valor de R$ 1,3 milhão em 2022.