Cotidiano

Deficiência: Mais de 270 mil pessoas superam limites no Oeste

Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído há 17 anos pela ONU

Cascavel – A data merece compreensão maior de todos os assuntos relacionados à realidade daqueles que apesar de terem algum tipo de limitação encontram forças para encarar a vida. Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, instituído há 17 anos pela ONU.

No Paraná, 19% da população (2.280.555 milhões de habitantes, conforme censo do IBGE) têm pelo menos uma das deficiências investigadas: visual, auditiva, motora ou intelectual. O levantamento aponta 39.957 cadeirantes, 26.148 cegos e 18.981 surdos.

Entre os 50 municípios do Oeste há 273.996 deficientes. A maioria delas é motora e impede a locomoção. Nessa situação há 4.217 cadeirantes. Mais de 24 mil pessoas também estão incluídas na classificação de deficiência motora de grande dificuldade. O total de cegos é de 2.624 e há também 290 surdos.  

O presidente da Adefica (Associação dos Deficientes Físicos de Cascavel), Lauri Albino da Silva, diz que há muito o que se fazer no sentido de melhorar as condições de vida e ter respeito na sociedade.

“Muitos fingem que não nos enxergam, mas estamos na luta para acabar com a discriminação, conseguir trabalho e respeito em todos os segmentos da sociedade”, afirma.

Nesta sexta-feira integrantes da associação estarão na Câmara de Vereadores para reivindicar mais atenção das esferas legislativa e executiva. “Pouco fizeram em relação à acessibilidade. As calçadas continuam ruins, muitas sem rampas, e o comércio também dificulta a entrada de cadeirantes”, pontua Lauri Silva.

O presidente da Adefica também espera sensibilizar o município para uma nova associação aos deficientes físicos.

“Não temos espaço para trabalhar e atender o público. Há dois anos cobramos o prefeito, mas continuamos sem resposta”, ressalta.

Conforme o censo, em Cascavel há 4.499 pessoas com grande dificuldade motora e 845 cadeirantes.