Cotidiano

Defesa recorre: No aguardo de Lula, Moro veta gravação

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva emitiu nota no início da tarde de ontem informando que iria recorrer da decisão proferida horas antes pelo juiz Sergio Moro de negar a gravação do depoimento que o ex-presidente prestará a ele nesta quarta-feira. Outra medida foi pedir a suspensão do processo e também o adiamento do interrogatório.

Moro negou o pedido para que a gravação não mostre apenas o depoente, mas todos os presentes ao depoimento. Em seu despacho, ele afirma que o ex-presidente e sua defesa pretendem transformar o interrogatório em um "evento político-partidário".

"Não se ignora que o acusado Luiz Inácio Lula da Silva e sua defesa pretendem transformar um ato normal do processo penal, o interrogatório, oportunidade que o acusado tem para se defender, em um evento político-partidário, tendo, por exemplo, convocado militantes partidários para manifestações de apoio ao ex-presidente na referida data e nessa cidade, como se algo além do interrogatório fosse acontecer. Assim, há um risco de que o acusado e sua defesa pretendam igualmente gravar a audiência, áudio e vídeo, não com finalidade privadas ou com propósitos compatíveis com os admitidos pelo processo, por exemplo permitir o registro fidedigno do ocorrido para finalidades processuais, mas sim com propósitos político-partidários, absolutamente estranhos à finalidade do processo", afirmou Moro no despacho.
 

BARRACAS PROIBIDAS

A Justiça do Paraná proibiu circulação e acampamentos no entorno da sede da Justiça Federal na véspera do depoimento de Lula. A decisão foi tomada em resposta a uma ação ajuizada pela Prefeitura de Curitiba contra o MST e demais movimentos e indivíduos. “O direito de manifestação não se confunde com a possibilidade de ocupação de bens públicos ou particulares”, justificou a juíza Diele Denardin Zydek ao deferir a liminar, que também veda o trânsito de pedestres e veículos de ontem até a meia-noite de amanhã em área delimitada, com multa prevista de até R$ 100 mil.

A Defensoria Pública do Paraná, no entanto, impetrou habeas corpus coletivo preventivo, com pedido de liminar, contra a decisão da juíza.

Frente pró-Lula abre programação hoje

A Frente Brasil Popular divulgou ontem programação para a véspera e o dia do depoimento de Lula a Moro. Caravanas chegarão de várias partes do País como forma de demonstrar apoio ao ex-presidente, que vai depor como réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá. A programação vai das 7h de hoje até a meia-noite de amanhã, com debates, atividades culturais e atos políticos.

Lula.
“Na semana que entra, nada é mais importante que a mobilização organizada por forças democráticas e populares em Curitiba. Trata-se de uma verdadeira festa da democracia, em defesa da Justiça e em solidariedade ao presidente Lula”, escreveu no site do PT o presidente nacional do partido, Rui Falcão.