Cotidiano

Defesa de operadores foragidos diz que Jorge Luz e filho vão se entregar à polícia

SÃO PAULO – Alvos da operação Blackout, deflagrada nesta quinta-feira pela operação Lava-Jato, os operadores Jorge Luz e seu filho Bruno Gonçalves Luz, devem se apresentar à Polícia Federal, segundo nota divulgada à tarde por seus advogados de defesa. Luz e seu filho são acusados pela força-tarefa de serem operadores ligados à distribuição de propina da Petrobras para políticos do PMDB.

O juiz Sergio Moro determinou o bloqueio de R$ 50 milhões das contas dos dois operadores. Em nota, o o advogado Gustavo Teixeira diz que Jorge Luz, já com 73 anos, e seu filho, estão em viagem no exterior e vão antecipar as passagens de volta para que possam se entregar às autoridades.

De acordo com a força-tarefa, Bruno Luz tem cidadania portuguesa. A Interpol já foi avisada de que há dois mandados de prisão e que os acusados não foram localizados no Brasil. Bruno foi para os EUA em agosto do ano passado, e Jorge foi em janeiro, informaram fontes da PF.

A nova etapa, a 38ª, foi denominada de Blackout em referência ao sobrenome dos dois dos operadores financeiros do esquema. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no Rio contra Jorge Luz e seu filho.