Cotidiano

Defesa de Lula faz representação contra procuradores da Lava-Jato

SÃO PAULO – Os advogados do ex-presidente Lula apresentaram nesta quinta-feira uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra os procuradores da força tarefa da Lava-Jato. O argumento é que os representantes do Ministério Público Federal (MPF) usaram recursos públicos para dar uma coletiva, realizada em um hotel de Curitiba, em que trataram de um assunto que não fazia parte da atribuição deles. No entendimento dos defensores de Lula, a investigação sobre uma suposta organização criminosa que agia na Petrobras está sob a responsabilidade do Supremo Tribunal Federal (STF).

? Cometeram, na nossa opinião, um grave desvio funcional. Realizaram uma coletiva, com recursos públicos, apenas para enxovalhar a honra e reputação do ex-presidente Lula e da dona Marisa ? afirmou o advogado Cristiano Martins Zanin.

De acordo com o defensor, foram praticadas ?graves irregularidades? pelos procuradores e houve ainda ?antecipação de juízo de valor? nas acusações feitas contra Lula e sua mulher feitas durante coletiva de imprensa dos procuradores, que durou mais de uma hora.

? Fizeram entrevista coletiva para tratar de tema que que sequer estava na esfera de atribuição deles porque a investigação sobre organização criminosa está tramitando no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do procurador-geral da República.