Cotidiano

Defesa de Cunha pede que Michel Temer e Lula sejam ouvidos como testemunhas na Lava-Jato

The Week That Was in Latin America Photo Gallery

BRASÍLIA – A defesa do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) apresentou à Justiça Federal de Curitiba que o presidente Michel Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outras 19 pessoas sejam ouvidas como testemunhas dele no processo que responde por crime de corrupção e lavagem de dinheiro na Operação Lava-Jato. Na mesma petição em que solicita que a denúncia do Ministério Público Federal seja rejeitada, os advogados de Cunha sustentam que, caso o juiz Sérgio Morto considere que é necessário prosseguir com a ação penal, é ?imprescindível? ouvir todas as testemunhas. Na petição, eles não explicam porque incluíram Temer e Lula, entre outros, mas alegam que a defesa precisou elencar muitas testemunhas porque Cunha é acusado de inúmeros fatos supostamente criminosos. Cunha

Os advogados de Cunha incluíram na lista de testemunhas políticos do PMDB e do PT. Entre eles, o ex-ministro Henrique Eduardo Alves, o vice-governador de Minas Antônio Andrade Ferreira, os deputados Leonardo Quintão, Saraiva Felipe, Mauro Lopes, o ex-senador Delcídio Amaral, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o ex-deputado João Paulo Cunha. Aparece ainda o nome do empresário José Carlos Bumlai.

No processo, Cunha é acusado de receber propina em contas na Suíça por conta de negociações da Petrobras para compra de exploração de petróleo em Benin, na África. Delatores ouvidos pela Lava-Jato disseram que Cunha foi beneficiado com pagamentos em contas não declaradas no exterior. As contas são as empresas trusts que Cunha mais tarde assumiu ter criado, mas alegou não ter declarado por ter deixar de ser o titular. Cunha alega que era apenas o beneficiário das contas.

Na petição, os advogados sustentam que Cunha não tinha obrigação de declarar os trusts porque era apenas beneficiário. Mas argumenta que ele, embora não tenha informado às autoridades brasileiras a existência das contas da Suíça, sempre constou nos documentos como beneficiário. Ou seja, os advogados alegam que Cunha não se escondeu e, portanto, não poderia ser enquadrado no crime de lavagem. A defesa chega a comparar a situação do ex-deputado a do publicitário Duda Mendonça, que no processo do mensalão acabou sendo absolvido.

A denúncia contra o ex-deputado foi analisada pelo Supremo Tribunal Federal. No julgamento, o Supremo Tribunal Federal reconheceu, no entanto, que Cunha usou as contas para esconder sua real titularidade e portando haveria indícios de crime de lavagem de dinheiro. Quando Cunha foi cassado, o processo saiu do Supremo e foi transferido para a justiça de Curitiba. Cabe agora ao juiz Sérgio Morto analisar os argumentos da defesa de Cunha.

Veja a lista de testemunhas protocola pela defesa de Cunha

1 ? Michel Miguel Elias Temer

2 ? Felipe Bernardi Capistrano Diniz

3 – Henrique Eduardo Lyra Alves

4 ? Antônio Eustáquio Andrade Ferreira

5 ? Mauro Ribeiro Lopes

6 ? Leonardo Lemos Barros Quintão

7 ? José Saraiva Felipe

8 ? João Lúcio Magalhães Bifano

9 ? Nelson Tadeu Filipelli

10 ? Benício Schettini Frazão

11 ? Pedro Augusto Cortes Xavier Bastos

12 ? Sócrates José Fernandes Marques da Silva

13 ? Delcídio do Amaral Gómez

14 ? Mary Kiyonaga (Funcionária do Banco Merril Lynch, Genebra)

15 – Elisa Mailhos (Funcionária do Banco Merril Lynch, Genebra)

16 ? Luis Maria Pineyrua (Representante da Posadas&Vecino, Consultores Internacionais na Suíça)

17 ? Nestor Cuñat Cerveró

18 ? João Paulo Cunha

19 ? Hamylton Pinheiro Padilha Júnior

20 ? Luís Inácio Lula da Silva

21 ? José Carlos da Costa Marques Bumlai

22 – José Tadeu de Chiara