Cotidiano

Defesa Civil usa sistema de monitoramento do Japão

Os equipamentos captam e disponibilizam imagens em tempo real, o que permite um acompanhamento fiel e a distância

Cascavel – A Defesa Civil do Paraná reuniu ontem integrantes da Coordenadoria e do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil para participar de um workshop sobre os novos equipamentos utilizados no Estado para o monitoramente de desastres. São câmeras e sensores instalados em três pontos do Paraná, nos rios Nhundiaquara, em Morretes, Marrecas, em Francisco Beltrão, e Iguaçu, em União da Vitória. Os equipamentos captam e disponibilizam imagens em tempo real, o que permite um acompanhamento fiel e a distância.

A tecnologia faz parte de um acordo da Defesa Civil com duas empresas japonesas – JRC e a E-trust – e permanecerá em período de testes por um ano, sem custos para o Estado. Desde 2012, por meio da Agência de Cooperação no Japão, a Defesa Civil vem desenvolvendo parcerias com o governo do japonês.

“A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil tem buscado parcerias e tecnologias em outros locais do mundo, visando ações para reduzir o risco de desastres para trazer mais segurança às pessoas que moram no Paraná”, afirma o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Edmilson de Barros.

Em casos de inundações e cheias, o sistema garante maior tempo hábil para a Defesa Civil alinhar informações com os municípios e agir mais rapidamente, o que possibilita alertar a população dos municípios e tomar as devidas providências. Em União da Vitória também foi instalado um sensor que faz a leitura do nível do Rio Iguaçu de dez em dez minutos.

“Isso tudo vai facilitar o envio de informações aos municípios para que eles possam tomar decisões adequadas, acionar os seus planos de contingência e colocar a população em área segura, se for preciso”, explica o tenente-coronel Barros. O monitoramento será feito pela Defesa Civil com acesso também no Japão, no Simepar e no Instituto de Águas do Paraná.