Agronegócio

Defesa Civil remove 20 enxames de abelhas em um único dia

Equipes bateram o recorde de captura e remoção de abelhas, vespas e marimbondos em único dia

Defesa Civil remove 20 enxames de abelhas em um único dia

Uma operação especial da Defesa Civil iniciada às 6h30 dessa quarta-feira (9) capturou e removeu 20 enxames de abelhas, vespas e marimbondos dentro do perímetro urbano de Cascavel. Foi um recorde de captura para um único dia.

A operação envolveu cinco apicultores para realizar o serviço. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Márcio Ribeiro, em razão das chuvas dos últimos dias, que provocaram a destruição os ninhos das vespas nos troncos e galhos, os enxames se deslocaram para as residências na área urbana.

“Tem crescido muito nos últimos meses em Cascavel as solicitações de captura e remoção destes insetos. Só em 2021 foram 890 ocorrências e em 2022 até o dia de hoje (9) foram registradas 105 chamadas. As abelhas, vespas e marimbondos são importantes para o ecossistema, mas representam perigo na área urbana aos animais e as pessoas”, diz Ribeiro

Caso algum morador receba a visita de um enxame deve ligar na Defesa Civil, por meio do telefone 199 de segunda a sexta feira das 8h as 18h e fora deste horário no 153, número da Central de Monitoramento de Cascavel que repassa a chamada para o plantonista da Defesa Civil.

Secom