Cotidiano

Defesa Civil registra mais de 500 ocorrências

São Miguel do Iguaçu – O governo municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Paraná, informa que na madrugada de ontem (2) ventos fortes e chuva de granizo provocaram estragos em vários pontos do Município.

De acordo com o levantamento feito pela Defesa Civil, aproximadamente 500 casas foram atingidas pelo temporal além de 30 quedas de árvores somente na área urbana. No interior o estrago maior foi registrado em Aurora do Iguaçu, onde um chiqueirão de suíno desabou com o forte vento. Outras comunidades também foram atingidas.

Desde a madrugada a equipe da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estavam atendendo as famílias com a entrega de lonas para quem teve a casa danificada pelo granizo.

Alguns pontos do Município ainda estavam sem energia elétrica na tarde de ontem, e equipes da Copel e da Defesa Civil de Foz do Iguaçu cortaram árvores e arrumaram postes de luz quebrados.

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o pluviômetro automático da Linha São Vicente registrou 60 milímetros de chuva. Já as estações do Centro e de Barro Branco anotaram cerca de 45 milímetros durante a madrugada.

Com relação ao alto nível dos Rios Pinto e Leão, a Defesa Civil informa que não houve alagamentos nem registro de desabrigados.

O governo municipal limpou esses locais em 2014, porém toda intervenção a ser feita na natureza deve ser comunicada e autorizada pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e pelo Instituto das Águas. Desse modo, as secretarias municipais já estão providenciando a documentação necessária para mais uma limpeza e o desassoreamento do leito dos Rios Leão e Pinto, que cortam a cidade, para aumentar a vazão.