Cotidiano

Defesa Civil: Capitão apresenta plano de contingência à comunidade

A Defesa Civil acaba de apresentar o Plano de Contingência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Capitão Leônidas Marques. Foram explicados todos os procedimentos a serem adotados em casos de desastres naturais, os planejamentos baseados em ações de emergências, envolvendo as responsabilidades a agentes públicos, entidades privadas e não governamentais.

O encontro foi avaliado positivamente pelo diretor da Defesa Civil Municipal, agente Simonetti (Careca). “Precisamos de pessoas com responsabilidade e a quem compete a segurança da população em um eventual desastre, isso ficou claro nesse evento,” disse ele. Participaram da exposição do plano os secretários da administração pública, representares da Camara de Vereadores, diretores de escolas, colégios, sociedade civil organizada, além dos representes do Corpo de Bombeiros.

Para o Cabo Trevisan, que comanda o BBC no município, a explanação do plano, faz com que a comunidade se responsabilize e possa ficar atenta a possíveis emergências específicas. “Demos um passo importante. A Defesa Civil nada mais é do que a comunidade cuidando da comunidade e para que cada cidadão possa fazer sua parte”, destaca o comandante.

O coordenador regional da Defesa Civil, capitão Murilo Sinque de Paula, esteve presente no encontro e colocou  sua experiência de observar em municípios a aplicação de planos de contingência. “É uma questão de consciência coletiva. Não podemos deixar só ao poder público a responsabilidade. Precisamos inserir outras peças da sociedade nesse segmentos”, ressalta o comandante.