Cotidiano

Dedicação pelo ensino

Suzana Andreia Both

Nasceu: 28/10/1976

Faleceu: 11/10/2018

 

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”, disse a poetisa brasileira Cora Coralina, o que define com exatidão a missão que a professora Suzana Andreia Both cumpriu.

Nascida na cidade de Santo Augusto, Rio Grande do Sul, foi lá onde conheceu aquele que seria seu companheiro de vida. O casamento com Pedro Iziquiel da Silva foi realizado quando já moravam em Cascavel, há 24 anos. Fruto da união do casal gaúcho nasceu o único filho, João Pedro Both, hoje com 19 anos.

Suzana se formou em Pedagogia pela Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul) e por mais de duas décadas atuou nas salas de aulas. Em Cascavel, trabalhou em escolas da rede municipal nos Bairros Presidente, Brasília e Guarujá e na região do Lago. Na Escola Municipal Hércules Boschirolli, trabalhou por dez anos.

Carinhosa

O carinho que recebia de alunos e dos amigos reflete o comprometimento de uma linda trajetória. “A Suzana era uma professora muito carinhosa e dedicada, assim como era com toda a família e os amigos”, conta o marido, Pedro. “Ela era minha guia, meu chão, meu tudo. Foi a melhor das melhores, lutava para me fazer feliz e conseguiu”, acrescenta o filho João Pedro.

A diretora da Escola Municipal Hércules Boschirolli, Arlene Salvatti, destaca qualidades da professora: “Era criativa, muito comprometida e fazia um trabalho de qualidade. Sempre cobrava das crianças para que tivessem responsabilidade”, afirma a diretora.

Despedida

Por conta de meningite meningocócica (bacteriana), Suzana Andreia Both precisou ser internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) de Cascavel. No dia 11 de outubro, foi confirmada a morte encefálica da professora de 41 anos.

A dor da perda não impediu que o marido realizasse um pedido de Suzana, e ele autorizou a doação de órgãos.

O sepultamento aconteceu na cidade de Santo Augusto, no Rio Grande do Sul. Suzana deixa marido e o filho.