Cotidiano

Decreto paraguaio prevê reabertura parcial da Ponte da Amizade; ministro nega

Governo deve conceder coletiva à imprensa para esclarecer o assunto

Ponte Internacional da Amizade está fechada há três meses - Foto: CHRISTIAN RIZZI
Ponte Internacional da Amizade está fechada há três meses - Foto: CHRISTIAN RIZZI

O governo paraguaio publicou decreto na noite de terça-feira (8) que flexibiliza o trânsito em regiões de fronteira e aeroportos do país, inclusive via Ponte da Amizade, que liga Cidade do Leste a Foz do Iguaçu.

O documento prevê que alguns postos de migração serão habilitados para controlar a entrada e a saída de estrangeiros e nacionais.

De acordo com o decreto, a entrada de estrangeiros no Paraguai deve ser parcial e temporal. Em Alto Paraná, além da Ponte da Amizade, o posto de migração do Aeroporto Guarani também está habilitado.

Contudo, segundo o diário paraguaio ABC Color, o ministro Federico González, assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, negou que as fronteiras sejam abertas neste momento. Ele explicou que o decreto foi publicado para regulamentar “voos bolhas”, especificamente para o Uruguai. Voos bolhas são aqueles que não têm data definida e acontecem eventualmente.

De acordo com González, apesar de estar incluso o posto migratório da Ponte da Amizade, isso não significa que a ponte será reaperta nesta primeira fase de flexibilização.

Uma coletiva de imprensa será realizada na manhã desta quarta-feira para informações mais precisas sobre o decreto.

O fechamento da fronteira do lado brasileiro foi prorrogado para 26 de setembro.