Saúde

Decreto estadual perde validade e cidades são liberadas de quarentena

Apenas as restrições adotadas no litoral continuam válidas até o dia 21

O governo do Estado acaba de divulgar, em nota, que não vai prorrogar a quarentena restritiva em 141 municípios do Paraná, assim, o Decreto Estadual 4.942 perde a validade nesta terça-feira (14). A medida abrangia sete regionais de saúde: Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba, e tinha entrado em vigor dia 1º de julho. Contestada por boa parte dos prefeitos, em muitas cidades a quarentena não foi efetiva, especialmente devido à falta de fiscalização.

Em razão da expectativa de uma possível prorrogação, prefeitos da região oeste vinham editando e publicando novos decretos municipais na tentativa de fugir da quarentena. Assim, a partir desta quarta-feira (15), boa parte das atividades comerciais será restabelecida em quase todo o Paraná.


NOTA – GOVERNO DO ESTADO

O Governo do Estado informa que as medidas restritivas constantes do decreto 4942/20, válidas para as regionais de Saúde de Londrina, Cascavel, Cornélio Procópio, Toledo, Cianorte, Litoral e Região Metropolitana de Curitiba perdem efeito a partir desta terça-feira (14). A decisão foi tomada por orientação da vigilância epidemiológica. As restrições para a 1ª Regional de Saúde, do Litoral, serão mantidas até o dia 21 de julho.