Cotidiano

Decreto de Trump já revogou mais de 100 mil vistos, diz governo

TOPSHOT-US-POLITICS-IMMIGRANTS-TRUMP-G7P33PR4V.1.jpgWASHINGTON – Mais de 100 mil vistos de entrada nos EUA foram revogados desde a ordem executiva do presidente Donald Trump que barra temporariamente a entrada de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria muçulmana, afirmaram advogados do governo nesta sexta-feira. O decreto foi assinado no dia 27 e gerou uma onda de protestos pelo país e mundo afora. trump

O advogado Erez Reuveni, do Escritório de Litígio em Imigração (do Departamento de Justiça), deu a cifra em resposta a uma demanda de um juiz na Virgínia sobre quantas pessoas haviam sido afetadas pela ordem. Segundo ele, nenhum residente permanente teve entrada vetada desde a emissão da ordem ? a controversa decisão de incluir detentores de green cards foi descartada pelo governo após uma repercussão muita negativa.

No mesmo dia, uma juíza distrital de Detroit emitiu uma ordem impedindo temporariamente que o governo Trump execute restrições de imigração, de acordo com um documento do tribunal. A juíza Victoria Roberts emitiu a ordem na quinta-feira, em resposta a uma moção feita pelo tribunal de Michigan que busca uma determinação permanente “que proíba a rejeição da entrada nos Estados Unidos de residentes permanentes legais e aqueles com vistos de imigrantes válidos”, sob o decreto de 27 de janeiro.